pixel Primeiro-Ministro Holandês e Primeiro-Ministro de Portugal estiveram na FCT NOVA num encontro com alunos de doutoramento | Universidade NOVA de Lisboa

Primeiro-Ministro Holandês e Primeiro-Ministro de Portugal estiveram na FCT NOVA num encontro com alunos de doutoramento

O encontro teve como tema "Ciência e Inovação – construindo juntos o futuro da Europa".

Mark Rutte, Primeiro-Ministro Holandês, e António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal

Mark Rutte, Primeiro-Ministro Holandês, e António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal, afirmaram que a investigação tem um papel fundamental no futuro da Europa no encontro com alunos de doutoramento e investigadores da FCT NOVA, na manhã de 3 de abril. O chefe de governo português congratulou o País por estar a conquistar um lugar de liderança na frente da inovação e da investigação. António Costa afirmou ainda que a FCT NOVA é um bom exemplo da inovação e da aposta da investigação “que a Europa tem feito" e do que "Portugal tem conseguido fazer graças à Europa", referindo-se também a programas de apoio à investigação como o H2020.

O roteiro desta visita iniciou-se no Laboratório de Investigação Colaborativa NOVALINCS/OutSystems que permite aos investigadores e estudantes desenvolverem projetos relacionados com as tecnologias e sistemas de programação da OutSystems e com varias áreas de investigação do NOVA LINCS. Em colaboração dos especialistas da equipa de R&D da OutSystems, os investigadores e estudantes do NOVA LINCS desenvolvem inovação de ponta em ambientes de programação cada vez mais inteligentes e automatizados, que permitem a não especialistas construir aplicações funcionais e fáceis de usar.

A comitiva teve ainda a oportunidade de conhecer o projeto Smart4Health, coordenado pelo UNINOVA e que constitui o maior projeto de sempre coordenado por Portugal, no âmbito do Programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020. O projeto irá potenciar soluções digitais personalizadas para saúde através da troca universal de Registos de Saúde Eletrónicos centradas no cidadão, permitindo uma aproximação personalizada da saúde e promover o desenvolvimento de soluções e serviços digitais vocacionados para propósitos sociais, médicos e bem-estar do próprio cidadão. O Smart4health é mais um exemplo da já longa história de cooperação para a investigação e desenvolvimento entre Portugal e a Holanda, para o qual a FCT NOVA tem sido um exemplo, a importância desta ligação foi amplamente saudada por ambos os Primeiros Ministros.

Fonte: FCT NOVA