pixel Prof. Elvira Fortunato vence prémio europeu Horizon Impact Award 2020 | Universidade NOVA de Lisboa

Prof. Elvira Fortunato vence prémio europeu Horizon Impact Award 2020

Projeto era o único português entre 10 finalistas

Elvira Fortunato

Elvira Fortunato é a vencedora do prémio europeu "Horizon Impact Award 2020". “INVISIBLE”, o único projeto português a chegar aos dez finalistas, foi hoje anunciado como o premiado durante o “European Research and Innovation Days”.

O projeto da cientista e Vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa permitiu desenvolver o primeiro écran produzido com materiais sustentáveis, já comercializado por diversas empresas. Trata-se de uma nova área tecnológica ao serviço de diferentes indústrias, como a impressão a jato de tinta ou os diagnósticos médicos inteligentes. “INVISIBLE” foi desenvolvido no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, em parceria com a SAMSUNG.

"Horizon Impact Award 2020" distingue os projetos financiados pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, cujos resultados criaram impacto social na Europa e no mundo.

Veja o destaque da Comissão Europeia: