pixel Professora Elvira Fortunato distinguida com Prémio Anual "Personalidades Femininas" da LUX | Universidade NOVA de Lisboa

Vice-Reitora da NOVA recebeu hoje o Prémio anual “Personalidades Femininas” LUX, na categoria de Negócios.

Elvira Fortunato

A Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA, recebeu hoje o Prémio “Personalidades Femininas” LUX, na categoria de Negócios.

A revista Lux revelou esta semana as vencedoras deste prémio nas várias categorias. Esta iniciativa repete-se já há 15 anos e contou este ano com mais de 200 mil votos, efetuados por chamada telefónica e em www.lux.pt.

A entrega dos prémios decorreu hoje à hora de almoço no Hotel Cascais Miragem.

Elvira Fortunato, é professora catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da FCT NOVA, Fellow da Academia Portuguesa de Engenharia desde 2009 e foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, o Navegador, pelo Presidente da República em 2010, devido às suas conquistas científicas em todo o mundo. É diretora do Instituto de Nanomateriais, Nanofabricação e Nanomodelagem e do CENIMAT.

Foi pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente, nomeadamente transístores de filme finos baseados em semicondutores de óxidos. Foram-lhe já atribuídas duas bolsas ERC Advanced Grant, uma em 2008 e outra em 2018. A segunda no valor de 3,5 M€, foi a maior bolsa de sempre atribuída a um investigador português e a maior atribuída pelo ERC numa call à qual concorreram mais de 2160 investigadores a nível mundial.

Com mais de 500 publicações científicas, Elvira Fortunato recebeu, nos últimos 10 anos, mais de 18 prémios e distinções internacionais pelo seu trabalho (a Medalha Blaise Pascal da Academia Europeia de Ciências (2016); IDTechEx USA 2009 (transístor de papel); Prémio Europeu de Inovação da Mulher, Finlândia 2011, entre outros).

Desde novembro de 2016, integra o Grupo de Alto Nível para o Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia.