pixel Reitor da NOVA destaca CoLab de Elvas como aliado da sustentabilidade | Universidade NOVA de Lisboa

Reitor da NOVA destaca CoLab de Elvas como aliado da sustentabilidade

O Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, afirmou que o laboratório colaborativo (CoLab) InnovPlantProtect (InPP) é um aliado da sustentabilidade na produção agrícola, na medida em que tem vindo a desenvolver soluções inovadoras para proteger as culturas de pragas e doenças. Foi em entrevista à revista Vida Rural que o Reitor da NOVA falou sobre a importância deste CoLab instalado em Elvas, cuja coordenação cabe à NOVA.

“Este projeto é mesmo muito importante para a Universidade porque concretiza de uma maneira exemplar a nossa ligação à sociedade: transferir o conhecimento que a Universidade produz”, referiu o Reitor. Acrescentou: “Podemos transformar esse conhecimento com contributo para a agricultura sustentável”. Desta forma, a NOVA reitera, mais uma vez, o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

Ao longo da entrevista, o Reitor falou ainda sobre a criação de valor social e o impacto regional, nacional e exportador do InPP, aproveitando para destacar o nascimento da comunidade em Elvas, o impacto na produção nacional ao nível das biomoléculas, o melhoramento de plantas, a deteção tecnológica de pragas e o aumento da capacidade exportadora do país.

No total, a NOVA participa em nove laboratórios colaborativos, coordenando dois deles (VOH.COLAB e InnovPlantProtect).

Veja o vídeo da entrevista que também pode ler, na íntegra, na edição de março da revista Vida Rural: