pixel Sónia Negrão, alumna e colaboradora do ITQB NOVA, distinguida pelo Presidente da Irlanda | Universidade NOVA de Lisboa

Cientista recebe a distinção de Líder do Futuro na Investigação, com um prémio de 1,5 milhões de euros, para estudar uma produção mais sustentável da cevada.

Sónia Negrão

A cientista Sónia Negrão, professora na University College Dublin e membro colaborador do centro de investigação GREEN-IT do ITQB NOVA, recebe esta segunda-feira, dia 2 de março, em Dublin, o Prémio SFI President of Ireland Future Research Leaders Award pelas mãos do presidente da Irlanda, Michael D. Higgins.

O prémio é atribuído pela Science Foundation Ireland – SFI, em conjunto com o governante, com o objetivo de distinguir e reter 10 jovens cientistas que tenham alcançado resultados excecionais na área das ciências e da engenharia.

A bióloga concluiu o seu Doutoramento no ITQB NOVA em 2008, na área de melhoramento de plantas. Em 2018 mudou-se para a Irlanda, onde desenvolve o projeto agora premiada. «É uma grande honra receber este prémio do Presidente Michael D. Higgins. Fico muito grata pelo reconhecimento do potencial da minha investigação», referiu a investigadora.

O galardão, no valor de cerca de 1,5 milhões de euros, irá apoiar o seu projeto de desenvolvimento de estratégias para assegurar uma produção de cevada mais sustentável. As chuvas intensas, decorrentes das alterações climáticas, estão a afetar severamente a produção deste cereal, com um impacto significativo na indústria do malte. Esta cultura milenar é um ingrediente-chave para produção de cerveja e whisky, importantes produtos para a economia irlandesa e mundial. Através do desenvolvimento de tecnologia que alia técnicas de genética com a utilização de drones e inteligência artificial, a investigadora pretende recuperar características que as variedades mais antigas de cevada apresentavam e que as tornavam mais resistentes a estas condições ambientais. «Espero continuar a contribuir para uma produção de cevada capaz de fazer face às alterações climáticas, e fortalecer a imagem internacional da Irlanda na Investigação em Plantas», referiu.

O prémio SFI President of Ireland Future Research Leaders Award distingue investigadores em início de carreira que estejam a trabalhar na Irlanda e que se destaquem pela sua investigação e avanços científicos e tecnológicos de excelência.

ITQB NOVA - Sónia Negrão awarded by the President of Ireland

Público - Bióloga portuguesa ganha 1,5 milhões de euros para produzir cevada sustentável