pixel Top mundial inclui 32 investigadores da NOVA segundo estudo de Stanford | Universidade NOVA de Lisboa

Top mundial inclui 32 investigadores da NOVA segundo estudo de Stanford

32 investigadores de cinco faculdades da Universidade NOVA de Lisboa têm o seu nome nas listas dos mais citados a nível mundial em diferentes disciplinas, integrando o top 2% das respetivas áreas. O estudo, desenvolvido pela Universidade norte-americana de Standford, foi divulgado no final de 2020 na revista Public Library of Science Biology. O artigo intitulou-se “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”.

Coordenado por John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, o estudo identificou 160 mil investigadores de 149 países em 22 áreas científicas e 176 disciplinas.   O estudo resultou em duas listas com base em categorias distintas: impacto ao longo da carreira (com dados atualizados até ao final de 2019) e impacto num único ano, neste caso 2019. O ranking teve como suporte a Scopus, uma base de dados online internacional de artigos científicos, e respectivas citações, em diversas tipologias, para jornais e revistas académicas.

O estudo baseou-se em métricas de citação padronizadas mais precisas, com vista a combater os abusos de autocitação. O número de citações permitiu avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou instituição no progresso do conhecimento científico. A seleção derivou de uma análise exaustiva de dados entre meados dos anos 90 e 2019.

Os investigadores da NOVA destacados pelo estudo de Stanford têm vindo a desenvolver as suas investigações no âmbito de diferentes áreas, nomeadamente: Ciências e Tecnologia; Ciências Médicas; Tecnologia Química e Biológica; Estatística e Gestão de Informação e Medicina Tropical.

Da lista dos investigadores da NOVA destacados pela Stanford, fazem parte os seguintes nomes: L.P.N. Rebelo (FCT NOVA), Elvira Fortunato (FCT NOVA), Luís M. Camarinha-Matos (FCT NOVA), Rodrigo Martins (FCT NOVA), Maria João Romão (FCT NOVA), Fernando Pina (FCT NOVA), Manuel D. Ortigueira (FCT NOVA), José L. Capelo (FCT NOVA), Marcos Raydan (FCT NOVA), J. P. Sampaio (FCT NOVA), Maria A.M. Reis (FCT NOVA), Fernando Cebola Lidon (FCT NOVA), Pedro Viana Baptista (FCT NOVA), Ricardo Vigário (FCT NOVA), Rita A. Ribeiro (FCT NOVA), João G. Crespo (FCT NOVA), José P.B. Mota (FCT NOVA), João C. Diniz da Costa (FCT NOVA), João Aires de Sousa (FCT NOVA), Luís Caires (FCT NOVA), Luís Moniz Pereira (FCT NOVA), Rodrigo Gonçalves (FCT NOVA), Miguel C. Seabra (NMS), Douglas W. McKee (FCT NOVA), Anne-Mieke Vandamme (IHMT), Hermínia de Lencastre (ITQB NOVA), Winchil Vaz (NMS), Pedro Póvoa (NMS), David Leslie Turner (ITQB NOVA), Carlos Romão (ITQB NOVA), Leonardo Vanneschi (NOVA IMS) e Manuela Chaves (ITQB NOVA).