pixel U-Multirank 2020 - NOVA na 8.ª posição europeia entre jovens universidades | Universidade NOVA de Lisboa

U-Multirank 2020 - NOVA na 8.ª posição europeia entre jovens universidades

U-Multirank 2020

A Universidade NOVA de Lisboa é classificada na 8ª posição europeia das jovens universidades. A avaliação é do U-Multirank 2020, publicado hoje, dia 9 de junho de 2020.

Com nota máxima em treze dos indicadores avaliados*, os resultados da NOVA traduzem uma subida significativa face ao ano anterior. O U-Multirank 2020 corrobora, assim, a posição de liderança da NOVA, em diversas áreas de conhecimento, entre as jovens universidades europeias, obtida já anteriormente por outros rankings de ensino superior.

Os resultados alcançados confirmam a consistência do trabalho da NOVA pelo desenvolvimento de um ensino universitário de referência, investigação de relevo e impacto social, tanto na perspetiva do país, como da Europa e do mundo.

O U-Multirank avaliou 1800 universidades, de 92 países, desenvolvendo uma abordagem inovadora e multidimensional, distinta dos rankings tradicionais, através de uma ferramenta de análise comparativa do desempenho das instituições, designadamente ao nível do ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação internacional e envolvimento regional.

* Indicadores avaliados com nota máxima A - “Very Good”:

1.           Publicações científicas (normalizadas);

2.           Financiamento externo para investigação;

3.           Publicações interdisciplinares;

4.           Número de pós-docs;

5.           Publicações em Open Access;

6.           Financiamento de fontes privadas;

7.           Publicações citadas em patentes;

8.           Financiamento de fontes de desenvolvimento profissional contínuo;

9.           Mobilidade dos alunos;

10.        Docentes Internacionais;

11.        Publicações internacionais em parceria;

12.        Graduados a trabalhar na região;

13.        Publicações em parceria na região.