pixel "CarBio-Solo", "Green Phoenix" e "IMA" vencem Prémio Melhor Ideia de Negócio 2022: Go Green Go Social | Universidade NOVA de Lisboa

CarBio-Solo vence Prémio Melhor Ideia de Negócio: Go Green Go Social. Segundos e terceiros prémios atribuídos a Green Phoenix e IMA – Inventário de Materiais de Apoio

Os grandes vencedores da edição de 2022 do Prémio Melhor Ideia de Negócio: Go Green Go Social da NOVA FCSH em parceria com o Santander Universidades, foram conhecidos no dia 13 de dezembro. O primeiro lugar foi atribuído pelo júri a CarBio-Solo, que recebeu um prémio pecuniário de 2.500€. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos a Green Phoenix e IMA – Inventário de Materiais de Apoio, respetivamente.

À semelhança de anos anteriores, o prémio pretende ser um estímulo à criação de novas ideias de negócio baseadas em princípios de sustentabilidade no âmbito das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, junto de estudantes, diplomados, docentes, funcionários ou investigadores da Universidade.

A inovação e o empreendedorismo fazem parte da cultura da NOVA, sendo promovidos dentro do ecossistema da Universidade como forma de fomentar a transferência de conhecimento e transformar os resultados da investigação em valor social e económico.

Enquanto agente de transformação, a NOVA pretende dar um contributo para a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Os vencedores foram anunciados durante o Pitch Final, a terceira e última etapa do Prémio, perante um júri composto por Rui Pedro Julião, Subdiretor da NOVA FCSH para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi, João Seixas, Pró-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa para a área da Inovação Socio-Territorial, Susana Galvão, representante do Santander Universidades, Eduardo Graça, Presidente da Direção da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e João Batista, Co-founder & Creative Director da The Agency, como representante do Ecossistema Empreendedor.

Acerca do projeto vencedor

1.º Lugar: CarBio-Solo

A CarBio-Solo surgiu no início de 2021 pela mão de três então estudantes de Mestrado na Universidade NOVA de Lisboa: Henrique Cerqueira, estudante de Ambiente e Recursos Naturais da NOVA FCSH, Carlos Álvaro especializado em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica também pela NOVA FCSH e Pedro Carvalho formado em Gestão pela NOVA SBE. Entretanto a equipa alterou-se, passando a integrar Tomás Machado, antigo estudante da NOVA FCSH e atualmente empregado na empresa HP Drones, e Sérgio Prazeres também antigo estudante da NOVA FCSH e gerente da empresa The Use Concept.

A ideia tem a sua génese na dissertação de Mestrado “Sequestro de Carbono no Solo – Mitigação das Alterações Climáticas em Ecossistemas Mediterrâneos”, mas apenas pôde ser concretizada graças à integração da tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica e das noções de Economia e Gestão que complementam a equipa. Sob o lema “Enterrar o Carbono, Desenterrar o Futuro”, o projeto procura trazer transparência, verificabilidade e monitorização que os participantes consideram faltar aos esquemas tradicionais de compensações de carbono.

O esquema do projeto subdivide-se em três produtos distintos, apontados a diferentes clientes individuais, empresariais e públicos. O ponto central é a captura e sequestro de carbono, oferecendo ao mercado uma forma de mitigar a sua pegada carbónica de uma forma transparente, adicional e justa.

O projeto venceu o primeiro lugar da edição de 2022, tendo ganho um prémio pecuniário no valor de 2.500€ para o seu desenvolvimento.