pixel Data Challenge: há 75 mil euros em prémios para as melhores soluções na área dos dados | Universidade NOVA de Lisboa

O Data Challenge é um programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções para os desafios da indústria na área dos dados.

A Universidade NOVA de Lisboa é um dos parceiros deste programa organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, e promovido pelo Santander Universidades.

Altice labs, Bluepharma, Bosch Intelligent Buildings, Prozis, Santander e Sogrape vão apresentar desafios de gestão, valorização e segurança de dados em seis áreas distintas: telecom, indústria farmacêutica, cidades inteligentes, eCommerce, banca/seguros e cadeia de abastecimento, respetivamente. Ao longo do programa, os participantes vão trabalhar nestes desafios e desenvolver ideias de negócio que os tentem solucionar.

Aberto a estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer Universidade e Instituto Politécnico do País, o Data Challenge procura participantes de todas as áreas do conhecimento, desde as humanidades e artes às ciências e engenharias.

Os prémios do Data Challenge ascendem aos 75 mil euros. Para além de um prémio pecuniário de 2.500€, o vencedor de cada área tem acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e a uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d'Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.

Durante o programa, que vai decorrer de outubro a dezembro, os participantes vão ter a oportunidade de assistir a sessões de partilha de casos reais de captação e utilização de dados nas empresas, receber mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e frequentar workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch. O programa contempla, ainda, a dinamização de master classes abertas ao público, com experts académicos e empresariais sobre temas críticos na área dos dados.

As candidaturas ao Data Challenge estão abertas até 3 de outubro e devem ser submetidas no website do programa. A participação no programa é gratuita.