pixel NOVA na organização do programa de inovação Mind The Tourism com vista a criar soluções sustentáveis no turismo | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA na organização do programa de inovação Mind The Tourism com vista a criar soluções sustentáveis no turismo

A Universidade NOVA de Lisboa, através da plataforma Nova Tourism and Hospitality (TOHO) e da NOVA Impact, é parceira do programa Mind The Tourism - mind your footprint, mind your health. Lançado pelo NEST - Centro de Inovação do Turismo, este programa tem por objetivo incentivar a criação de soluções de inovação sustentável no setor do turismo. A NOVA conceptualizou o programa e está a organizar várias iniciativas, com destaque para as mesas redondas e o Hackathon. A Planetiers, entidade que promove a mudança sustentável, também está envolvida na organização do programa, com uma série de talks sobre as oportunidades de inovação no turismo.

A proposta do programa Mind The Tourism é mapear oportunidades de inovação no turismo e promover a criação de soluções tecnológicas de base sustentável, prontas a testar no mercado. Para tal, o programa irá juntar vários stakeholders da indústria do turismo em torno da inovação sustentável. PME's, startups, comunidade académica, empresas e profissionais vão identificar e trabalhar as maiores oportunidades do turismo em torno de três eixos: Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Bem-Estar.

O programa divide-se em duas fases. A primeira fase diz respeito a um conjunto de talks e roundtables, onde vão ser identificados vários desafios prioritários para o turismo. Já numa segunda fase, que corresponde ao Hackathon, os desafios identificados vão ser trabalhados para o desenvolvimento, em tempo recorde, de soluções tecnológicas. No final, serão escolhidas três soluções para serem implementadas no mercado, através de projetos piloto.

1.ª fase - Debate e Mapeamento de Oportunidades

Para inspirar a reflexão sobre os problemas e identificar as oportunidades do setor do turismo, a Planetiers irá reunir um conjunto de especialistas nacionais e internacionais que vão abordar os principais temas de futuro para o Turismo numa série de talks. Pacto Ecológico Europeu, Alterações Climáticas, Pegada do Carbono e Soluções, Big Data para o Carbono e Soluções, Soluções Circulares e Disruptivas e Turismo Future Fit são os temas destas sessões. As sessões vão ser disponibilizadas a partir de 15 de março, no canal de Youtube do NEST. 

Por sua vez, entre os dias 29 de março e 9 de abril, a NOVA promove roundtables, que vão reunir especialistas e entidades do setor público e privado relacionadas com o tema setorial em debate, para tangibilizar os problemas e oportunidades associados aos três eixos do programa, partindo da inspiração das talks. Entre os convidados encontram-se representantes de associações e municípios, empresas do setor, startups tecnológicas, individualidades de reconhecido mérito, entre outros, que vão partilhar o seu conhecimento e promover a identificação de soluções baseadas em dados e tecnologia. Já os temas das sessões são: Mobilidade Sustentável nas Cidades, Restauração Saudável e Ecológica, Alojamento Seguro, Saudável e Sustentável, Eventos de Futuro, Património Cultural e Identitário, Natureza e Oceano. Estas sessões vão ser emitidas em direto no canal de Youtube do NEST. 

2.ª fase - Hackathon

A segunda fase do programa é um Hackathon a decorrer entre os dias 30 de abril e 2 de maio, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para as oportunidades mapeadas nas talks e roundtables. Esta fase do programa vai contar com o apoio da NOVA Information Management School (NOVA IMS), NOVA Medical School, Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa, NOS e Brisa - Via Verde. 

As candidaturas para o Hackathon abrem no dia 29 de março no site do programa

Todas as atividades do Mind The Tourism são de acesso gratuito e decorrem online.