pixel Conheça a UNICA Student Declaration: estudantes discutem a construção da universidade do futuro | Universidade NOVA de Lisboa

Os estudantes de toda a Europa querem que as universidades sejam mais inclusivas, sustentáveis, colaborativas, voltadas para a comunidade, preparadas para a transformação digital ... e muito mais!

A UNICA, Rede de Universidades das Capitais da Europa da qual a Universidade NOVA de Lisboa é membro, apresentou a UNICA Student Declaration 2021, uma declaração formal e um conjunto de recomendações, escrita por estudantes da UNICA sobre diferentes tópicos relacionados com o ensino superior europeu e que apresenta soluções para preocupações comuns.

A Declaração é o principal resultado da 10ª Conferência de Estudantes da UNICA, organizada em conjunto com a NOVA e as organizações estudantis/jovens Erasmus Student Network, European Students ’Union e International Young Nature Friends. Durante a conferência, que aconteceu online em julho de 2021, quase 100 alunos das universidades da rede discutiram as suas preocupações e ideias em relação ao Ensino Superior e ao seu papel na sociedade.

Descrevendo as universidades como “pontos de paragem privilegiados na rota dos fluxos de conhecimento e inovação”, os estudantes concordam que as universidades têm o potencial de transformar positivamente as cidades e comunidades.

Dividido em 10 capítulos, que representam os 10 Fóruns de discussão em que a Conferência foi organizada, o documento descreve como desvendar todo o potencial das universidades na era pós-COVID 19, desde o papel que deveriam assumir na sociedade até ao conteúdo dos currículos. No entanto, apesar dos diferentes tópicos de discussão, existem princípios comuns transversais a todos os capítulos - Inclusão / Integração, Colaboração, Cidadania / Construção da Comunidade, Advocacia, Verdade, Sustentabilidade, Inovação e Bem-estar.

Estas prioridades (e outros princípios expressos na Declaração) não deixando de aprofundar outros aspetos estão, em larga medida, de acordo com o novo Programa Erasmus+ e com a lógica subjacente à criação das Alianças Universitárias Europeias - como a EUTOPIA, na qual a NOVA entrou recentemente.

Deixamos o convite para a leitura e partilha da UNICA Student Declaration 2021.

Fonte: UNICA