pixel EUTOPIA recebe de novo financiamento europeu  | Universidade NOVA de Lisboa

EUTOPIA recebe de novo financiamento europeu 

A aliança de universidades europeias a que a NOVA pertence está entre os consórcios mais promissores para modelar o futuro espaço comum de ensino superior  

Os resultados foram anunciados esta quarta-feira, 27, pela Comissão Europeia (CE) e colocam a EUTOPIA, a aliança de universidades europeias que a NOVA pertence,  entre os primeiros consórcios a receber financiamento para a segunda fase – depois de, em 2019, já ter feito parte da primeira vaga de 17 alianças a serem apoiadas pela CE.  

Desde então, o projeto-piloto EUTOPIA2050 (2019-2022) demonstrou como os desafios atuais impelem as universidades a agir de forma colaborativa, o que implica repensar tanto as competências que precisam fornecer como a forma de a investigação alcançar um impacto maior, dentro e fora do meio académico.  

 Uma convicção que saiu reforçada pelos tempos que vivemos logo a seguir, como foi o caso da pandemia de Covid-19, que deu um forte fôlego ao funcionamento digital das universidades – mas não só. É o caso igualmente da crescente consciência das alterações climáticas, a exigir mudança nos modelos sociais e comportamentos individuais, ou ainda da guerra trágica que decorre às portas da Europa, demonstrando a necessidade contínua de defender os valores europeus.  

Além disso, com a complexidade dos desafios sociais de hoje, torna-se evidente a importância da aprendizagem ao longo da vida. Agora, com a aprovação de financiamento para o EUTOPIA MORE, será possível criar condições para que estas comunidades académicas se interliguem nos respetivos campi, oferecendo currículos mais ricos e inovadores nos diferentes graus de ensino e promovendo iniciativas conjuntas ao nível da investigação e inovação, com parceiros locais e globais. Com o EUTOPIA MORE, a NOVA passa a participar directamente nas actividades desenvolvidas pela aliança, e na criação desta academia de universidades europeias, focada na formação de estudantes e profissionais do ensino superior enquanto cidadãos europeus empenhados em garantir o futuro do planeta.

 

Mais sobre a aliança EUTOPIA