pixel NOVA no Cairo | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA no Cairo

É a primeira instituição de ensino portuguesa a abrir um campus além-fronteiras – e as aulas começam já em outubro de 2022 

 

 

 

 

 

Fica na região onde está a ser construída a nova capital do Egito, nos arredores do Cairo, e está prestes a abrir as portas. Primeiro, com o Foundation Programme, neste ano fundacional,  e depois, a partir do próximo ano letivo, com cinco licenciaturas da Nova SBE, FCT NOVA e NOVA IMS a serem ministradas aos alunos do primeiro campus português erguido além-fronteiras.  

Em parceria com uma instituição americana, a NOVA tinha já cursos a funcionar – mas agora, e aceite a proposta avançada pela embaixada portuguesa no Egito, passará a funcionar num campus com nome próprio e um método de ensino igual ao dos cursos das diversas escolas da NOVA em território nacional.  

Para começar, decorre um ano zero para adaptação dos alunos ao método da universidade portuguesa - em alguns casos, como explicou já o vice-reitor João Amaro de Matos, que coordena as áreas do Ensino e Desenvolvimento Internacional na NOVA, aulas e exames, ministrados em inglês, serão dados com os mesmos conteúdos e à mesma hora, no Cairo e nas escolas da NOVA em Portugal.  

O acordo para o estabelecimento do NOVA Cairo foi assinado em 26 de outubro de 2021, no Cairo, pelo Reitor da NOVA, João Sàágua e pelo Presidente do The Knowledge Hub Universities, Mahmoud Allam.  

A cerimónia foi presenciada e testemunhada pela Embaixadora de Portugal no Egipto, Manuela Franco, o Vice-Reitor da NOVA, João Amaro de Matos, além de outros representantes da Universidade NOVA de Lisboa. Estiveram também presentes Ahmed El Sewedy, Chairman of the Board of Trustees e Ihab Salama, CEO da El Sewedy Education e Vice-Chairman of Board of Trustees.