pixel SEMANA EUTOPIA: Os robôs são nossos amigos  | Universidade NOVA de Lisboa

SEMANA EUTOPIA: Os robôs são nossos amigos 

Cruzar a inteligência artificial com as comunidades de aprendizagem pode parecer um pequeno passo para as máquinas. Mas promete ser de enorme valor para um futuro aqui muito perto 

“Do you speak robots?” A pergunta titula a apresentação do pequeno humanoide que nos recebe à chegada da visita guiada ao centro de inteligência artificial instalado na Vrije Universiteit Brussel (VUB), a anfitriã desta 5ª Semana EUTOPIA, a aliança de universidades europeias de que a Universidade NOVA de Lisboa faz parte. Parece uma pequena provocação, mas os vários exemplos que ocupam aquela sala não deixam margem para dúvidas: ali estão várias provas de que há forma de humanos e robôs partilharem a mesma linguagem – e usar essa combinação prodigiosa para resolver problemas em várias áreas do conhecimento. 

“O objetivo é que a inteligência artificial possa ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões. ”, explica Denis Steckelmacher, investigador principal naquele centro. “Seja ajustando o desempenho de turbinas marítimas, no caso de se aproximar uma tempestade; seja a operar máquinas em instalações fabris, reduzindo o esforço físico dos trabalhadores e aumentando a sua segurança”, exemplifica – antes de rematar que o grande desafio daquela equipa é sempre a investigação e desenvolvimento de algo que traga valor acrescentado. Ou não se chamasse AI Institute for the Common Good.  

Saiba mais sobre o programa desta Semana EUTOPIA, que prossegue em Bruxelas até sexta-feira, dia 1, e as múltiplas sessões que decorrem online.