pixel SEMANA EUTOPIA: A voz dos estudantes  | Universidade NOVA de Lisboa

SEMANA EUTOPIA: A voz dos estudantes 

São da NOVA e vieram a Bruxelas para espalhar a palavra

“A EUTOPIA promete ser muito mais do que um simples intercâmbio. É como comparar a experiência de molhar os pés numa piscina com um verdadeiro mergulho.” Sílvia Teixeira, 23 anos, e Bernardo Serôdio, 22, estudantes de Sociologia e Ciência política, e Engenharia do Ambiente, na NOVA FCSH e na FCT NOVA , respetivamente, estão sentados connosco numa das muitas esplanadas do campus em Vrije Universiteit Brussel (VUB), e o sorriso que trazem estampado na cara não engana. 

Cheios de entusiasmo por poderem participar nesta 5ª Semana EUTOPIA, a aliança de universidades europeias a que a Universidade NOVA de Lisboa aderiu no final do ano passado, querem aproveitar ao máximo para ouvir tudo e todos, depois, passar a palavra.  

“Atraí-nos sobretudo a ideia de poder ser uma experiência mais a longo prazo e que pode criar uma verdadeira unidade de ensino europeia. Nos outros intercâmbios, uma pessoa vai e volta e acaba. Aqui, parece-nos que será algo mais a longo prazo”, concordam, antes de acrescentarem. “São universidades muito diferentes, mas isso é até uma mais-valia. É muito mais interessante que cada uma possa contribuir com o que a torna única, porque estamos a criar uma entidade em conjunto”.  

A 5ª Semana EUTOPIA prossegue em Bruxelas até sexta-feira, dia 1 de julho, com múltiplas sessões que também decorrem online. Consulte aqui o programa.