pixel Bactérias anaeróbias para um mundo sustentável | Universidade NOVA de Lisboa

Bactérias anaeróbias para um mundo sustentável

Bactérias anaeróbias

Um dos desafios mais urgentes para a sustentabilidade do planeta é descarbonizar a economia e conseguir a transição dos combustíveis fósseis para as energias renováveis. A investigação fundamental sobre o mundo microbiano anaeróbio e as suas estratégias bioquímicas podem levar-nos a desenvolver soluções para um planeta mais sustentável. É esse o trabalho do laboratório Bacterial Energy Metabolism, liderado pela recém-eleita Membro da EMBO, Inês Cardoso Pereira, no ITQB NOVA, em Portugal.

Os microrganismos anaeróbicos não precisam de oxigénio para sobreviver. Eles estão por toda a parte na Terra, inclusivé no nosso intestino. Desvendar como eles funcionam, as suas vias metabólicas e as enzimas usadas para a produção de energia pode fornecer conhecimentos relevantes para a saúde e o meio ambiente, e perspetivas sobre como explorar as suas aplicações biotecnológicas.

Para saber mais, leia o resto do artigo, em inglês, aqui.

Foto: ITQB NOVA