pixel Desafio Narrativas de Impacto na Investigação - candidaturas até 19 de junho | Universidade NOVA de Lisboa

Desafio Narrativas de Impacto na Investigação - candidaturas até 19 de junho

Os investigadores da NOVA são desafiados a criar histórias cativantes que transmitam eficazmente a importância da sua investigação e a forma como esta afeta diretamente a sociedade.

A Universidade NOVA de Lisboa lança hoje o desafio “Research Impact Narratives” que vem encorajar os seus investigadores a comunicar o impacto dos seus projetos de investigação, através da escrita de narrativas de impacto. Para além de prémios às melhores narrativas, a iniciativa inclui webinars sobre escrita de impacto e material de apoio, com foco nos vários tipos de impacto da Investigação. 

A investigação científica, seja fundamental ou aplicada, é um dos pilares fundamentais da NOVA, com impacto potencial em todos os aspetos da sociedade. As decisões, sejam em contexto político, empresarial ou mesmo individual, são cada vez mais baseadas na melhor ciência produzida, o que exige que as Universidades preparem e estimulem os investigadores a comunicarem o impacto da sua investigação numa linguagem clara e acessível a todos. De igual forma, dada a importância crescente do impacto da investigação pelas agências de financiamento nacionais e europeias, é fundamental que os investigadores estejam preparados para demonstrar os diferentes tipos de impacto resultantes dos seus projetos científicos. 

Através deste desafio, a NOVA convoca todos os docentes e investigadores afiliados a qualquer uma das Unidades Orgânicas da NOVA, independentemente da sua área ou disciplina de ação, a apresentar o impacto da investigação que têm produzido e a demonstrarem à sociedade que o financiamento que lhes é atribuído tem contribuído para o avanço do conhecimento e também se traduz numa multiplicidade de efeitos, que podem incluir o impacto social, ambiental, político, cultural, tecnológico, económico ou a melhoria da saúde e qualidade de vida da população. 

O prazo para candidaturas, inicialmente estabelecido como 9 de junho, foi alargado para 19 de junho. 

Consulte o Regulamento e candidate-se através do nosso site.