pixel Emanuel Carlos e Maria Morais da FCT NOVA no pódio do Fraunhofer Portugal Challenge | Universidade NOVA de Lisboa

Emanuel Carlos - vencedor
categoria Doutoramentos

Emanuel Carlos e Maria Morais da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA apresentaram duas das ideias vencedoras da 12ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge, classificando-se em primeiro e segundo lugares nas categorias de Doutoramento e Mestrado, respetivamente.

O concurso, cujos resultados foram anunciados a 27 de outubro, premiou três finalistas em cada categoria - mestrado e doutoramento – cujas ideias melhor responderam ao mote “Innovative Technologies for Sustainability”.

Maria Morais (2ºlugar) e outros vencedores
da categoria de Mestrados

Numa sociedade onde a quantidade de dispositivos eletrónicos tende a aumentar exponencialmente, Emanuel Carlos ganhou o 1º lugar na categoria de Doutoramento com uma proposta de repensar o ciclo de vida destes aparelhos. Recorrendo a materiais ecológicos e pensando num processo de produção mais sustentável, Emanuel propõe diminuir a pegada carbónica destes aparelhos explorando o caminho para uma nova era de eletrónica verde. Já Maria Morais ficou com o segundo lugar das teses de mestrado apresentando uma ideia para um sensor de glucose não invasivo, através do uso de uma membrana de um óxido metálico, uma alternativa promissora e inovadora no contexto da diabetes, um problema de saúde pública mundial.