pixel #EUwomen4future: Elvira Fortunato é um dos rostos de campanha europeia pela igualdade de género | Universidade NOVA de Lisboa

Elvira Fortunato

Elvira Fortunato, cientista e Vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa, é um dos rostos da #EUwomen4future. A campanha europeia visa promover a igualdade de género enquanto base de uma sociedade próspera e justa. Para isso, distingue mulheres cujos trabalhos se destacam nas áreas da investigação, inovação, educação, cultura e desporto. O objetivo é encorajar outras mulheres a realizarem as suas ambições.

«Nunca desistir. Nada é impossível até acontecer» é a mensagem de Elvira Fortunato. «Fiquei muito contente em ser um dos rostos desta campanha e, no fundo, poder estar junto de outras mulheres que tiveram e têm um papel crucial no desenvolvimento da ciência e tecnologia a nível mundia»”, refere a cientista. E acrescenta: «Este reconhecimento vem também fortalecer o empenho que a Universidade NOVA tem tido nesta área, de que é exemplo o projeto europeu SPEAR, que visa a promoção da igualdade de género na Academia e Investigação e do qual fazemos parte».

Pioneira na investigação sobre eletrónica de papel, Elvira Fortunato conta com diversos prémios e distinções nacionais e internacionais. Detentora de duas bolsas do Conselho Europeu de Investigação, uma delas a maior de sempre atribuída a um investigador português, a Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa é também o único português a integrar o grupo de alto nível de conselheiros científicos da Comissão Europeia.

Saiba mais sobre esta campanha