pixel Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA cria spin off para comercializar papel inteligente | Universidade NOVA de Lisboa

Empresa pretende comercializar e ajudar a desenvolver tecnologias eletrónica a baixo custo e com múltiplas aplicações.

Professora Elvira Fortunato e Professor Rodrigo Martins

NTPE Lda. é o nome da nova empresa com chancela da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA que pretende comercializar e ajudar a desenvolver tecnologias eletrónicas baseadas em papel que permitem, a baixo custo, um leque vasto de aplicações. Organizações não-governamentais já demonstraram interesse na tecnologia.

Com este lançamento a FCT NOVA vai tirar partido de tecnologias da marca Paper-e green electronics for the future®. Graças à possibilidade de impressão de novos circuitos eletrónicos, sensores e semicondutores em qualquer tipo de papel, torna-se possível a sua aplicação em tecnologias de prevenção de fraude, como por exemplo em documentos de identificação, onde a monitorização e localização dos documentos é de extrema importância. Há mais exemplos do vasto potencial de aplicação, como os kits de diagnóstico em papel e embalagens inteligentes e logística.

Organizações não-governamentais em países com rendimento médio-baixo já demonstraram interesse em explorar a tecnologia. É uma solução de diagnóstico em tempo real e de baixo custo, já que não requer uma fonte de energia e os resultados obtidos são disponibilizados através de aplicações móveis.

A NTPE Lda. foi constituída em 31 de Julho de 2018 e, conta com uma equipa de investigadores da FCT NOVA liderada pelos Professores Rodrigo Martins e Elvira Fortunato, selecionados para o Prémio de Inventor do Ano 2016 do European Patent Office, na categoria de Investigação. Esta equipa multidisciplinar inclui Professores (Luís Pereira, Pedro Barquinha e Rui Igreja), estudantes (Cristina Gaspar e Ana Carolina Marques) e o gestor Paulo Manteigas, demonstrando a qualidade de ensino da Escola bem como o estatuto internacional da sua investigação. Esta equipa agrega quatro bolsas do European Research Council, das quais Elvira Fortunato detém duas na categoria Advanced Grant.

spinoff é resultado da parceria que a FCT NOVA tem com a Frontier IP, empresa especializada na comercialização de propriedade intelectual universitária.

Fonte: FCT NOVA