pixel Inês Cardoso Pereira eleita membro da EMBO, a principal organização Europeia em Ciências da Vida | Universidade NOVA de Lisboa

A bioquímica é reconhecida pela sua investigação em microrganismos anaeróbios e biocatálise.

Inês Cardoso Pereira

Inês Cardoso Pereira, Vice-diretora e Investigadora Principal do ITQB NOVA foi eleita Membro da European Molecular Biology Organisation (EMBO), um reconhecimento pelo trabalho notável ​​nas ciências da vida, nomeadamente o seu trabalho em Bioenergética e biocatálise em bactérias anaeróbias.

A EMBO tem mais de 1.800 investigadores conceituados, incluindo cerca de 100 vencedores do prémio Nobel. Duas dezenas desses investigadores vêm de Portugal. Inês Cardoso Pereira junta-se agora às Pis do  ITQB NOVA Mariana Gomes Pinho, Cecília Arraiano e Maria Arménia Carrondo na prestigiada organização. Claudina Rodrigues-Pousada, PI do ITQB NOVA, falecida recentemente, também fez parte da organização.

Os investigadores da EMBO são eleitos pelos pares, em reconhecimento do seu trabalho em áreas como biologia celular, imunologia e medicina molecular, entre outras. Esta eleição também reconhece a importância da investigação básica em ciências da vida e a importância de recrutar e apoiar os melhores investigadores em Portugal.

Sobre Inês Cardoso Pereira

Inês Cardoso Pereira é vice-diretora e professora do ITQB NOVA onde lidera também o laboratório de Metabolismo Energético Bacteriano. É diretora do Laboratório Associado LS4Future, que integra investigadores do ITQB NOVA, IGC, iBET, IPOLisboa e CEDOC/NMS.

A equipa do seu laboratório dedica-se ao estudo da fisiologia de microrganismos anaeróbios, bem como à aplicação de sistemas biológicos em biocatálise para a produção de hidrogénio verde e captura de CO2, contribuindo para uma economia circular. A sua investigação tem um grande foco em microrganismos ambientais importantes para o ciclo do enxofre e membros da microbiota intestinal. O trabalho da sua equipa levou a uma revisão das vias metabólicas envolvidas na redução dissimilativa de sulfato, um processo de grande impacto ambiental. Em paralelo, e com uma vertente mais aplicada, tem-se também dedicado ao estudo de enzimas redox de bactérias anaeróbias, e à utilização destas enzimas ou das próprias bactérias em sistemas biohíbridos para a produção de hidrogénio e redução de CO2 a partir de electricidade ou da luz solar.

A investigadora licenciou-se em Química Aplicada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e obteve o seu doutoramento na Universidade de Oxford.

Fonte e foto: ITQB NOVA