pixel Laboratório colaborativo de Elvas - InnovPlantProtect - recebe prémio “Investimento que Marca” | Universidade NOVA de Lisboa

Laboratório colaborativo de Elvas distinguido pela Vida Rural como “o investimento mais relevante no último ano no setor agrícola e agroindustrial”.

“Investimento que Marca” 2021 é o nome do prémio atribuído hoje ao InnovPlantProtect (InPP) pela Vida Rural. A distinção, conferida pela redação da revista profissional de agronegócios, notabiliza o investimento mais relevante no último ano no setor agrícola e agroindustrial, a nível nacional.

A escolha do laboratório colaborativo (CoLab), com sede em Elvas, “pretende reforçar a importância do investimento em investigação e inovação numa área determinante para o futuro da agricultura: a procura de soluções de base biológica para a proteção de culturas, num contexto desafiante, em que é preciso assegurar a produção de alimentos de forma cada vez mais sustentável”, explica Isabel Martins, diretora da Vida Rural e coordenadora de publicações da IFE.

Este galardão “premeia a iniciativa dos 12 sócios fundadores de criar uma instituição inovadora para desenvolver soluções biológicas e digitais para a proteção de culturas”, sublinha Pedro Fevereiro, diretor executivo do CoLab, adiantando: “É um incentivo para o InnovPlantProtect, que se instalou numa região de baixa densidade e que conseguiu atrair 38 recursos humanos altamente qualificados para instalar uma unidade de inovação moderna. Premeia ainda a visão do município de Elvas, que desde a primeira hora abraçou este desafio.”

O prémio “Investimento que Marca” 2021 foi entregue no decorrer da 8ª edição do AgroIn – Congresso Anual de Agronegócios, organizado pela Vida Rural/ IFE.

O InPP tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras de base biológica para proteger as culturas de pragas e doenças, bem como a prestação de serviços de diagnóstico e monitorização, contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. O foco prioritário deste laboratório colaborativo são as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes associadas às alterações climáticas, cujos efeitos nocivos já são visíveis em muitos países, inclusive em Portugal.

Resultante de um projeto nascido no seio da Universidade NOVA de Lisboa, o InPP reúne um total de 12 associados, numa parceria público-privada que junta academia, as empresas Bayer Crop Science, Syngenta Crop Protection e Fertiprado, centros de investigação, associações de produtores e o Município de Elvas, com vista a promover a competitividade do setor agrícola nacional.

Conheça outros Laboratórios Colaborativos com participação da NOVA.