pixel Luís Pereira da FCT NOVA recebe 2.ª bolsa ERC | Universidade NOVA de Lisboa

Luís Pereira da FCT NOVA recebe 2.ª bolsa ERC

Esta é uma bolsa Proof of Concept, um financiamento que servirá para passar da teoria à prática.

Luís Pereira, professor da FCT NOVA no Departamento de Ciência dos Materiais e investigador no CENIMAT,  acaba de receber uma bolsa ERC (European Research Council) para o projeto EXCELL no valor de 150 mil euros. O projeto visa a criação de separadores de células de bateria baseados num nanocompósito de celulose, numa abordagem que privilegia a utilização de materiais de origem natural e, por isso, um passo fundamental para aumentar a sustentabilidade na cadeia de valor das baterias, cada vez mais utilizadas na realidade atual.

Esta é uma bolsa Proof of Concept (ou prova de conceito), atribuída a um investigador já distinguido por uma bolsa ERC, cujo financiamento servirá para passar da teoria à prática: perceber a viabilidade dos conceitos científicos em desenvolvimento assim como explorar oportunidades de negócio ou preparar pedidos de patente. Neste caso, a bolsa EXCELL surge no seguimento da bolsa ERC-Starting Grant NEWFUN atribuída em 2015 a Luís Pereira, onde foi demonstrado que materiais condutores iónicos à base de celulose podem ser reciclados e reutilizados, mantendo o desempenho eletroquímico.

As bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC) premeiam o talento e a investigação científica de ponta. Conhecidas como bolsas de excelência ou bolsas “milionárias”, as bolsas ERC são as mais prestigiadas e competitivas da Europa. Com esta, são já 29 as bolsas ERC atribuídas a investigadores da Universidade NOVA de Lisboa.

Fonte: FCT NOVA - Saiba mais sobre esta bolsa.