pixel A matemática ao serviço da pesca: investigadora da FCT NOVA quer melhorar modelos usados para estimar recursos de pesca | Universidade NOVA de Lisboa

Isabel Natário

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (FCT NOVA) tem em curso uma investigação para melhorar os modelos atualmente utilizados para estimar os recursos de pesca, um trabalho muito relevante no âmbito da sustentabilidade no sentido de garantir uma melhor gestão de recursos naturais.

Isabel Natário, professora auxiliar no Departamento de Matemática e investigadora no Centro de Matemática e Aplicações (CMA), explicou recentemente no programa 90 Segundos de Ciência que o objetivo da investigação é corrigir o processo atual de amostragem preferencial que leva a um enviesamento das estimativas dos recursos pesqueiros ao longo da costa portuguesa: “[Os pescadores ] vão tentar pescar para o sítio onde sabem que há mais peixe, ou seja, a forma de amostrar está intimamente relacionada com a abundância (…) e isso tem que ser compensado depois nos modelos que nós fazemos de estimação”, esclarece.

O trabalho da investigadora consiste precisamente em desenvolver modelos matemáticos para uma estimação de abundância de peixe que seja mais próxima da realidade. O objetivo é que esses resultados "nos permitam fazer uma gestão destes recursos o mais avisada, e o mais correta possível”, acrescenta.

Descubra mais sobre esta investigação na voz da própria investigadora neste episódio do 90 Segundos de Ciência.