pixel NOVA recebe ERC para organizar residências para jornalistas de ciência | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA recebe ERC para organizar residências para jornalistas de ciência

O European Research Council atribuiu 1,5 M€ a um único consórcio europeu, para promover residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação por períodos de 3 a 5 meses.

Ana Sanchez e António Granado

Os professores da Universidade NOVA de Lisboa, Ana Sanchez (ITQB NOVA) e António Granado (NOVA FCSH), integram o consórcio europeu que vai receber 1,5 milhões de euros do European Research Council (ERC) para implementar um projeto de residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação em toda a Europa.

O projeto, denominado FRONTIERS, funcionará entre 2023 e 2027, e tem como objetivo promover a independência jornalística e a cobertura de investigação de ponta, como aquela que é normalmente apoiada pelo ERC.

Durante o período de vigência do FRONTIERS, serão anunciadas três fases de candidatura a que os jornalistas poderão concorrer a nível europeu. As propostas serão avaliadas com o apoio de uma comissão independente. Durante a vigência do programa serão financiadas entre 30 a 40 residências com a duração de 3 a 5 meses cada uma.

As instituições científicas de qualquer área do conhecimento serão convidadas a manifestar o seu interesse em receber os jornalistas e a criar as condições necessárias à realização do projeto. Um dos objetivos desta iniciativa, que inclui um programa de formação sobre a cobertura independente e eticamente responsável da ciência, será também promover a aprendizagem mútua entre cientistas e os jornalistas.

Do consórcio FRONTIERS fazem parte, para além da Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade Pompeu Fabra (Espanha), o Centro para a Ética em Ciência e Jornalismo (Itália) e a empresa Enspire Science (Israel), que coordena o projeto.

A equipa da NOVA coordena desde 2011 o mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade, criado com o apoio do então diretor do ITQB e do atual Reitor que, na altura, dirigia a NOVA FCSH.

Para o Reitor, João Sàágua, “É um orgulho enorme para a NOVA ver os resultados da colaboração entre duas das suas escolas, a FCSH e o ITQB, incluindo o seu Mestrado em Comunicação de Ciência e o seu “spin-off”, o programa ‘90 Segundos de Ciência’, reconhecidos internacionalmente, ao mais alto nível europeu, com um financiamento do ERC”.

A NOVA ficará responsável por toda a comunicação do projeto e realizará, nas suas instalações, a conferência final do FRONTIERS. Nessa altura, será apresentado um guia, baseado na experiência do FRONTIERS, que possa ser usado por outras instituições interessadas em replicar um projeto de residências semelhante.

Saiba mais sobre este projeto pela voz dos investigadores.

FOTO: NOVA FCSH