pixel Novo centro de investigação de ponta para a medicina preventiva e de precisão | Universidade NOVA de Lisboa

Novo centro de investigação de ponta para a medicina preventiva e de precisão

O foco será em doenças crónicas de alta morbilidade e mortalidade, como doenças cardiometabólicas (como a diabetes de tipo 2), neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer) e o cancro.

A Universidade NOVA de Lisboa obteve aprovação da Comissão Europeia para o financiamento de um projeto que visa desenvolver o potencial de inovação científica, na área da saúde, em Portugal.  Trata-se do NOVA Institute for Medical Systems Biology (NIMSB) que contará com 15 milhões de euros de financiamento europeu, aos quais serão acrescidos 20 milhões de euros de financiamento nacional.

O projeto insere-se no concurso Teaming for Excellence, no âmbito do Horizonte Europa, que tem como objetivo a criação ou a modernizarão de centros de excelência existentes em países que pretendem fortalecer os seus sistemas de investigação e inovação por meio de parcerias estratégicas com instituições líderes em outros países. A NOVA juntou-se assim ao Max Delbrück Center for Molecular Medicine (Berlim) para a criação de um novo centro de excelência que visa aplicar tecnologias biomédicas e digitais emergentes e soluções inovadoras no âmbito da saúde. Desenvolver os sectores da biotecnologia e das tecnologias da informação constitui o objetivo do NIMSB que se propõe aumentar a produtividade, o crescimento económico bem como a criação de empregos com o nascimento do novo instituto em Oeiras.

António Jacinto, professor e investigador da NOVA Medical School e coordenador do projeto NIMSB explica: “Este novo projeto é uma parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa e o Max Delbrück Center for Molecular Medicine, em Berlim, que capacitará o nosso país na utilização de novas tecnologias tais como inteligência artificial aplicada à biomedicina e metodologias multi-ómicas emergentes, que permitem analisar cada célula do organismo com uma resolução nunca antes conseguida. Estas tecnologias fornecem informações sem precedentes sobre as causas moleculares do início, progressão e tratamento da doença. Novos conceitos diagnósticos e terapêuticos permitirão a deteção precoce de doenças e aumentarão as oportunidades de cura antes que ocorram danos irreparáveis, com a promessa de tratar as causas da doença em vez dos seus sintomas”.

Em junho passado, a NOVA e o MDC realizaram um encontro estratégico tendo em vista a concretização deste projeto ambicioso e inovador. Na altura, o projeto foi apresentado no seguinte vídeo:

Mais sobre o projeto no site da NOVA Medical School e no Jornal Público.