pixel Professora Elvira Fortunato é a vencedora do Prémio Pessoa 2020 | Universidade NOVA de Lisboa

Professora Elvira Fortunato é a vencedora do Prémio Pessoa 2020

A Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA, e professora catedrática da NOVA School of Science and Technoloy | FCT NOVA é a vencedora do Prémio Pessoa 2020.

Este ano na sua 34ª edição, o Prémio é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, e visa distinguir, em cada ano, a personalidade portuguesa que mais destaque tenha alcançado através do seu trabalho, seja nas áreas da ciência, das artes, da arquitetura ou da literatura.

A Professora é a sétima mulher e, também, a sétima cientista, a ser reconhecida com esta distinção de grande relevo.

Francisco Pinto Balsemão, fundador e presidente do prémio, fez o anúncio do vencedor destacando o “trabalho pioneiro” de Elvira Fortunato.

De acordo com o site do Expresso:

“Conhecida pelos seus trabalhos nas áreas da chamada eletrónica transparente e eletrónica do papel, Elvira Fortunato concentrou toda a sua investigação numa área pioneira a nível mundial, que permitiu a aproximação da ciência aos objetos do dia a dia, acessíveis a todos. A descoberta do papel como condutor de eletricidade (a partir de material reciclado embebido em óxidos metálicos) permite, por exemplo, a criação de painéis, baterias ou transístores de uso quotidiano. As suas descobertas estão já patenteadas em vários países e são usadas no fabrico de ecrãs ou mesmo de painéis fotovoltaicos em miniatura que permitem, por exemplo, a sua aplicação em guarda-sois capazes de carregar o telemóvel durante uma estadia na praia.

A aproximação do trabalho da Academia às empresas é uma das principais originalidades desta investigadora, que, entre outras descobertas, permitiu a utilização de sensores eletrónicos aplicados em simples embalagens para monitorização precisa do estado de conservação dos produtos até ao consumidor final.”

Este ano, Francisco Pinto Balsemão e Emílio Rui Vilar (vice-presidente do prémio e presidente da CGD) contaram com a colaboração do seguinte  júri para a atribuição de Prémio Pessoa 2020:  Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.

Fonte:Site Expresso