pixel Projeto de combate à resistência a antibióticos ou vírus ganha Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Neste projeto os investigadores da NOVA propõem uma abordagem interdisciplinar para desenvolver soluções para um problema global.

Vencedores do Prémio Santander NOVA 2022

O grande vencedor da 15.ª Edição do Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA 2021/2022, este ano atribuído na área das Ciências Exatas e Engenharias, é o projeto “Desenho dinâmico de nanoemulsões de solvente verde hidrofóbico-em-água para melhor administração de bioativos/fármacos”. A equipa multidisciplinar que ficou em primeiro lugar envolve duas unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa, sendo constituída pela investigadora Carla Brazinha, da NOVA School of Science and Technology - FCT NOVA, em conjunto com o co-investigador principal James Yates, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA).

O Prémio foi entregue no Auditório da Reitoria de Universidade NOVA de Lisboa, pela Fundação Santander Portugal, coroando o NOVA Science Day 2022, que teve como objetivo principal estimular o debate e a partilha de experiências, promovendo a liderança na investigação, o papel dos Laboratórios Associados e os principais desafios relacionados com a angariação de financiamento para atividades de investigação.

A investigadora principal, Carla Brazinha, sublinha que “existem fármacos que combatem bactérias resistentes a antibióticos e que combatem vírus, mas são solúveis em óleo e insolúveis em água”.

Para os fármacos atuarem, “têm de se produzir emulsões, que são dispersões de gotas de óleo em água. Estes fármacos, que estão nas gotas de óleo, ficam assim com acesso direto a bactérias e vírus nocivos, que estão em meios aquosos”.
Carla Brazinha salienta que “estas emulsões devem ter gotas de óleo à escala dos nanómetros para serem permeáveis às membranas celulares e são produzidas pela técnica de emulsificação com membranas, com muito menor consumo de energia que as técnicas tradicionais”.

Com a investigação vencedora do Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA, “queremos construir uma plataforma que simule a técnica de emulsificação com membranas, com criação de gotas de óleo à escala de nanómetros para filmar em tempo real este processo, particularmente a formação e coalescência das gotas da nanoemulsão, que serão modeladas usando os métodos de Dinâmica de Fluidos Computacional e Lattice Boltzmann”, salienta.

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA visa distinguir Projetos de Investigação a desenvolver por Investigadores Juniores da NOVA e que envolvam, pelo menos, duas das Unidades Orgânicas da Universidade. O Prémio, no montante de 15.000€, contempla sucessivamente Projetos de Investigação no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida e Ciências Exactas e Engenharias.