pixel Projeto vencedor do NOVA Idea Competition 2019 selecionado para programa de aceleração de empresas da União Europeia | Universidade NOVA de Lisboa

C-mo é o único projeto relacionado com uma universidade portuguesa selecionado para o EIT Health Headstart.

Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA desenvolveu o C-mo, um dispositivo para monitorização e avaliação de diferentes padrões de tosse. Esta ideia ganhou particular relevância na fase que atravessamos, pelo facto da tosse ser um dos sintomas principais da Covid-19.

O projeto, que venceu o NOVA Idea Competition 2019, concurso interno de planos de negócio da NOVA que pretende promover a cultura empreendedora dentro da universidade, foi recentemente o único projeto relacionado com uma Universidade portuguesa a ser selecionado para o programa de aceleração de empresas da União Europeia EIT Health Headstart. Neste âmbito, os estudantes vão receber mentoria, apoio ao desenvolvimento de negócio e apoio financeiro até 50 mil euros.

Em junho de 2020, foram também galardoados no âmbito do conhecido prémio i3S Health Innovation Prize, Prémio de Inovação em Saúde do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, este ano dedicado a encontrar soluções de combate à COVID-19 e no qual foram distinguidos quatro projetos inovadores nas áreas da prevenção, monitorização da doença, terapia e proteção.

C-mo
A equipa da C-mo, da esquerda para a direita: Miguel Andrade, Alexandra Lopes, Diogo Tecelão e Sara Lobo

Sobre a C-mo Medical Solutions

A C-mo Medical Solutions responde a uma necessidade clínica através de um dispositivo de monitorização da tosse que fornece uma avaliação abrangente dos padrões distintos de tosse de um paciente. O objetivo do dispositivo é facilitar e agilizar o diagnóstico da doença subjacente da tosse, permitindo a adoção de terapias e tratamentos personalizados e precisos.

Saiba mais no site da C-mo Medical Solutions.

Sobre a EIT Headstart

O programa de aceleração da União Europeia EIT Health Headstart Programme oferece a empresas emergentes oportunidades de mentoria e financiamento para acelerar o desenvolvimento e a transferência para o mercado de produtos e serviços inovadores para melhorar a vida dos pacientes e cidadãos europeus.

Saiba mais no site do programa.