pixel Quatro investigadores da NOVA galardoados com a Medalha de Mérito Científico | Universidade NOVA de Lisboa

Quatro investigadores da NOVA galardoados com a Medalha de Mérito Científico

Os Professores Cândido Pinto Ricardo (ITQB NOVA), João Vasconcelos Costa (NOVA IHMT), Jorge Crespo (NOVA FCSH) e Maria Arménia Carrondo (ITQB NOVA), foram distinguidos no Encontro Ciência 2021 com a Medalha de Mérito Científico.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que reconhece “individualidades nacionais que pelas elevadas qualidades profissionais e do cumprimento do dever se distinguiram pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”.

A entrega das Medalhas decorreu na Abertura do Encontro Ciência 2021, no dia 28 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa.

Cândido Pinto Ricardo

Doutorado em Bioquímica Vegetal pela Universidade de Cambridge.
Destacou-se pelo desenvolvimento de metodologias de recolha de informação sobre o genoma do sobreiro.
Investigador no Laboratório de Bioquímica Vegetal do ITQB e Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa

João Vasconcelos Costa

Especialista em Biologia Molecular e Virologia
Foi diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência. Professor Catedrático da Universidade NOVA de Lisboa.

Jorge Crespo

Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, da qual foi Diretor 1996 a 2005.
Fundou e coordenou o Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa e foi Diretor da Arquivos da Memória.
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Antropologia na década de 90. Fundou e dirigiu a revista Ludens e pertenceu ao conselho diretivo da Revista de História Económica e Social.

Maria Arménia Carrondo

Doutorada em Cristalografia Química pelo Imperial College de Londres Distinguiu-se na área da Genómica Estrutural. Investigadora e docente no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade NOVA de Lisboa onde coordenou a Unidade de Cristalografia Macromolecular e o Laboratório de Genómica Estrutural no ITQB.
Foi Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2014 e 2016. Foi Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa e Vice-Diretora do ITQB.