pixel Alargamento da EUTOPIA a dez membros com a entrada da Babeș-Bolyai University da Roménia | Universidade NOVA de Lisboa

A Babeș-Bolyai University (UBB) da Roménia é agora membro da aliança EUTOPIA. A adesão oficial foi assinada durante a EUTOPIA week, o evento semestral, que decorre presencialmente em Barcelona, ​​de 22 a 26 de novembro e no qual a NOVA participa com uma comitiva liderada pelo Reitor, Professor João Sàágua.

Com esta adesão, juntamente com a da Ca Foscari de Veneza, da Universidade de Dresden e da Universidade NOVA de Lisboa, no passado mês de setembro, ficou concluída a expansão dos membros do consórcio - que agora chegou a 10 instituições.

Esta meta-universidade estará assim presente em 10 países e unirá dez universidades e as suas cidades. Barcelona, ​​Lisboa, Paris, Bruxelas, Gotemburgo, Veneza, Dresden, Ljubljana, Coventry e Cluj-Napoca. No total, mais de 300.000 alunos, 45.000 professores, 1.000 grupos de investigação e dezenas de milhares de ex-alunos, bem como centenas de instituições e empresas parceiras. A aliança fortalece assim o seu potencial de intercâmbios, colaborações, mobilidade e projetos partilhados.

A missão da EUTOPIA é formar uma aliança única e ousada de instituições transformadoras e comprometidas a longo prazo. Estudantes, investigadores e pessoal administrativo estão a trabalhar juntos para construir um novo modelo académico, refletindo uma Europa aberta e unida que respeita os seus cidadãos e o meio ambiente.

Fazem parte da EUTOPIA European University a University of Babeș-Bolyai in Cluj-Napoca (Roménia), a Pompeu Fabra University-Barcelona (Espanha), a Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), a CY Cergy Paris University (França), a Technische Universität Dresden (Alemanha), a University of Gothenburg (Suécia), a Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), a University of Ljubljana (Eslovénia), a Ca’Foscari University of Venice (Itália) e a University of Warwick (Reino Unido).