pixel António de Barros Veloso distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

Médico foi homenageado pelo seu contributo para o desenvolvimento da medicina em Portugal mas também pela sua versatilidade noutras áreas.

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Dr. António de Barros Veloso. A cerimónia teve lugar no dia 10 de maio, na Reitoria da NOVA, e contou com a presença de várias individualidades ligadas à área da medicina.

O Professor António Rendas, antigo Reitor da NOVA, proferiu a oração laudatória na qual destacou não só o importante contributo de António de Barros Veloso para o desenvolvimento da medicina em Portugal mas também a dedicação e talento do médico noutras áreas, como a música ou a azulejaria.

O padrinho do laureado foi o Professor Jaime da Cunha Branco, Diretor da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas.

No seu discurso de aceitação, António de Barros Veloso fez uma reflexão sobre a sua carreira, concluindo que «mais do que uma vocação nascida na infância ou o resultado de uma pulsão interior, foram factos simples como estes [referindo-se ao facto de ter crescido rodeado de doentes com tuberculose e médicos] que fizeram de mim médico. As paixões vieram depois e com elas a entrega com que exerci a profissão».

O laureado fez ainda uma reflexão sobre a evolução da prática médica ao longo do seu percurso, alertando que, apesar da evolução da técnica, «é precisamente o frente a frente  constante com o outro e com  a responsabilidade de tomar  as decisões eticamente mais correctas, que  fazem da profissão médica um caso especial. Os que estão de fora nem sempre percebem esta diferença e não entendem porque é que a ética médica não se esgota nas leis da República».

Leia o discurso completo do laureado e reveja a cerimónia na fotogaleria abaixo: