pixel Aprovada a candidatura da NOVA no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) | Universidade NOVA de Lisboa

Reitoria da Universidade NOVA de LIsboa

A NOVA obteve a aprovação da sua candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com a qual garantiu um financiamento total de 12 895 milhões de euros para o período 2021- 2026. O valor distribui-se pelas componentes Impulso Jovens STEAM (5 432 milhões de euros) e Impulso Adultos (7 463 milhões de euros). O contrato com a DGES foi assinado em 14 de dezembro de 2021.

A candidatura apresentada - “CÍVICO” e “GLOBAL”! - procura responder à preocupação transversal do PRR com a empregabilidade sustentável num mundo em constante evolução, assentando em dois pilares do plano estratégico da NOVA para os próximos 10 anos: Cívico, promovendo os valores de inclusão, igualdade de oportunidades e desenvolvimento sustentável; servindo as comunidades locais, nacionais e globais onde está presente; e agregando organizações de todos os tipos no desenvolvimento de agendas colaborativas com impacto; e GLOBAL, promovendo a cidadania global sem fronteiras entre geografias, línguas ou culturas e funcionando como um fator de atração de talentos de todo o mundo.

A candidatura da NOVA consiste em dois principais projetos transversais à Universidade:

(1) “Aprendizagem Transformativa para Profissionais à Prova do Futuro” que aborda o défice de competências emergente dos desafios globais enfrentados pelas sociedades ocidentais modernas - alterações climáticas e degradação ambiental; sustentabilidade dos sistemas de saúde no contexto do envelhecimento populacional e exclusão social - sendo composto por três iniciativas - NOVA Health Academy, Skills for the Digital and Ecological Transitions e Arts & Tech for Social Innovation.

(2) “Transformação Organizacional para o Sucesso Académico e Empregabilidade” que executa uma implementação transversal na Universidade de estratégias e sistemas de criação de emprego centrados no aluno/participante, promovendo a inclusão e garantindo o acesso justo às propostas de programas e iniciativas da NOVA.

Ambos os projetos contribuirão, no âmbito do PRR, para os programas “Impulso Jovens STEAM”, cujo objetivo é aumentar a formação superior de jovens em áreas STEAM, e “Impulso Adultos” destinado a apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, assim como a formação ao longo da vida.

A criação da NOVA Health Academy, que passa por uma profunda transformação do ensino da medicina e pela criação de um centro global de referência na formação em saúde,  incluirá o redesenho do currículo do Mestrado Integrado de Medicina e o desenvolvimento de um portfólio completo de programas de pós-graduação e de aprendizagem ao longo da vida, de upskilling e de reskilling, que se prevê que venha a atrair 50% de participantes adultos residentes no estrangeiro. A NOVA Health Academy é um objetivo estratégico para a NOVA através da qual se estima que sejam beneficiadas 2000 pessoas.

Já no âmbito das Skills for the Digital and Ecological Transitions, com a criação de novos cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação e micro-credenciais, a NOVA prevê formar mais de 1100 novos licenciados em áreas STEAM* e dar formação a perto de 3200 adultos em cursos de pós-graduação e microcredenciais.

Também na vertente Arts & Tech for Social Innovation serão lançados cursos de curta duração, mestrados, pós-graduação e doutoramento, estimando-se que venham a beneficiar 1460 novos alunos e participantes adultos.

No contexto do projeto de Transformação Organizacional para o Sucesso Académico e Empregabilidade  será criado o STEAM Attractor Initiative - um programa de bolsas de estudo para a aquisição de competências ao longo da vida em todas as áreas STEAM, que disponibilizará 0,95 milhões de euros, entre 2022 e 2025. Outra das iniciativas do projeto - Percurso do Estudante para o Sucesso Académico e Empregabilidade – passa pelo desenvolvimento de estruturas para a gestão do percurso do estudante ao longo da vida. Com a Transformação Organizacional para o Sucesso Académico e Empregabilidade, está previsto um impacto anual de 1400 alunos.

* Ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmetics)

Sítio web do PRR | www.recuperarportugal.gov.pt