pixel Dia da NOVA 2022: uma cerimónia dedicada à sustentabilidade | Universidade NOVA de Lisboa

Dia da NOVA 2022: uma cerimónia dedicada à sustentabilidade

A Universidade NOVA de Lisboa comemorou os seus 49 anos de existência com uma cerimónia que contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e também de Pedro Matos, o Coordenador de Emergência do Programa Alimentar Mundial

 

Foi um Dia da NOVA 2022 muito especial para toda a comunidade NOVA pela reafirmação de objetivos e estratégia, no momento em que se assinalam 49 anos desde a sua fundação.  

Depois do Cortejo Académico, com que se iniciou o ato festivo, tomou a palavra o Reitor João Sàágua, cujo tópico eleito para este ano foi, precisamente, o da Sustentabilidade. 

“A NOVA assumiu, e tenho-o repetido diversas vezes ao longo dos meus mandatos, a agenda da ONU dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e do Pacto Ecológico Europeu como a sua grande agenda com a sociedade. Esse é o compromisso que sustenta a nossa visão estratégica de sermos uma universidade global e cívica. E é também o nosso mais ambicioso compromisso”, disse.  

Já a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, destacou como “a caminho dos 50 anos, a Universidade NOVA de Lisboa atingiu a maturidade que nos caracteriza na meia-idade: sabemos o que queremos e o que devemos fazer para o alcançar”. E acrescentou: “Conto, por isso, convosco para percorrermos juntos a trajetória que definimos para a área que tutelo: queremos aumentar as qualificações superiores entre a população portuguesa, queremos aprofundar a oferta do Ensino Superior a uma base de recrutamento potencial mais diversa, quer em termos de composição social, quer em termos de qualificação e requalificação da população ativa, bem como na sua formação ao longo da vida, e queremos um sistema científico menos burocratizado.”  

A sessão contou igualmente com a alocução da Presidente do Conselho Geral, Luísa Ferreira, a defender que “as universidades têm o dever de liderar a mudança” e têm ainda “a oportunidade e responsabilidade de formar a próxima geração de agentes de mudança - no governo, nas organizações sociais, nas empresas e na sociedade em geral”.  

Em linha com o tema da sustentabilidade, Pedro Matos, Coordenador de Emergência do Programa Alimentar Mundial, apresentou “Da resposta de emergência à criação de resiliência a choques”, sublinhando que, logo em segundo lugar na lista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, está a Fome Zero.  

Além da homenagem aos atletas da NOVA, pelo palmarés alcançado este ano nas competições desportivas internacionais, a Reitoria acolheu ainda os novos doutorados, a quem foram impostas as respetivas insígnias.