pixel DocEnhance: NOVA acolheu o evento final do projeto de formação de competências transversais para doutorandos | Universidade NOVA de Lisboa

DocEnhance: NOVA acolheu o evento final do projeto de formação de competências transversais para doutorandos

O seu principal legado é uma plataforma online com um conjunto de cursos para as instituições de ensino superior implementarem nos seus programas de doutoramento 

Representantes de instituições de ensino superior, do sector não académico, doutorandos e outros interessados reuniram-se, na Universidade NOVA de Lisboa, esta semana, para o evento final do DocEnhance sobre "Competências transversais no doutoramento". Denominado oficialmente "Enhancing skills intelligence and integration into existing PhD programmes by providing transferable skilss training through an open online platform”, o projeto coordenado pela UiT | The Arctic University of Norway envolveu diversas universidades europeias e outras organizações ligadas à empregabilidade e à inovação. Conhecido como DocEnhance, tem como principal objetivo melhorar o ensino doutoral, reforçando a formação em competências transversais e a ligação ao mercado de trabalho. 

Agora tornado público, o principal legado do trabalho desenvolvido pelo consórcio de que a NOVA fez parte, ao longo dos últimos três anos, foi uma plataforma online, na qual estão já disponíveis três cursos sobre competências transversais para doutorandos e supervisores, validados por estudantes e professores.  

Acessível aqui, a plataforma oferece formação específica  sobre gestão de dados, gestão de carreiras e empreendedorismo e ainda supervisão.  

Cada curso está estruturado em três módulos: O primeiro com recursos de aprendizagem online (como palestras, ferramentas e estudos de caso) e um conjunto de vídeos curtos que também podem ser utilizados para autoaprendizagem. O segundo módulo de interdisciplinaridade consiste em trabalho de grupo a ser desenvolvido localmente, com exercícios e tópicos de discussão. Há ainda um terceiro módulo que consiste em permitir aos estudantes estágios com empregadores regionais.  Os cursos foram concebidos como recursos educativos abertos para serem facilmente adaptados e integrados nos currículos e plataformas Moodle existentes. Além disso, podem igualmente ser utilizados como recursos de autoaprendizagem para supervisores e doutorados.   

Estes cursos têm-se tornado cada vez mais relevantes, uma vez que o panorama do emprego para doutorados se alterou nas últimas duas décadas, com uma crescente necessidade de formação em competências transversais de modo a facilitar a transição dos doutorandos para ambientes não académicos.