Representantes de instituições de ensino superior, do sector não académico, doutorandos e outros interessados reuniram-se, na Universidade NOVA de Lisboa, esta semana, para o evento final do DocEnhance sobre "Competências transversais no doutoramento". Denominado oficialmente "Enhancing skills intelligence and integration into existing PhD programmes by providing transferable skilss training through an open online platform”, o projeto coordenado pela UiT | The Arctic University of Norway envolveu diversas universidades europeias e outras organizações ligadas à empregabilidade e à inovação. Conhecido como DocEnhance, tem como principal objetivo melhorar o ensino doutoral, reforçando a formação em competências transversais e a ligação ao mercado de trabalho.
Agora tornado público, o principal legado do trabalho desenvolvido pelo consórcio de que a NOVA fez parte, ao longo dos últimos três anos, foi uma plataforma online, na qual estão já disponíveis três cursos sobre competências transversais para doutorandos e supervisores, validados por estudantes e professores.
Acessível aqui, a plataforma oferece formação específica sobre gestão de dados, gestão de carreiras e empreendedorismo e ainda supervisão.
Cada curso está estruturado em três módulos: O primeiro com recursos de aprendizagem online (como palestras, ferramentas e estudos de caso) e um conjunto de vídeos curtos que também podem ser utilizados para autoaprendizagem. O segundo módulo de interdisciplinaridade consiste em trabalho de grupo a ser desenvolvido localmente, com exercícios e tópicos de discussão. Há ainda um terceiro módulo que consiste em permitir aos estudantes estágios com empregadores regionais. Os cursos foram concebidos como recursos educativos abertos para serem facilmente adaptados e integrados nos currículos e plataformas Moodle existentes. Além disso, podem igualmente ser utilizados como recursos de autoaprendizagem para supervisores e doutorados.
Estes cursos têm-se tornado cada vez mais relevantes, uma vez que o panorama do emprego para doutorados se alterou nas últimas duas décadas, com uma crescente necessidade de formação em competências transversais de modo a facilitar a transição dos doutorandos para ambientes não académicos.