pixel Estudante do ITQB NOVA que desenvolveu uma câmara de descontaminação distinguido pelo Ministro da Defesa | Universidade NOVA de Lisboa

Wilson Antunes foi um dos 40 militares destacados pelos esforços das Forças Armadas na luta contra a pandemia de COVID-19.

Wilson Antunes

Wilson Antunes, estudante de doutoramento do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da NOVA, foi distinguido pelo Ministro da Defesa com a Medalha da Defesa Nacional. O major Wilson Antunes, que desenvolveu a Câmara de Descontaminação do Exército, foi um dos 40 militares destacados pelos esforços das Forças Armadas na luta contra a pandemia de COVID-19.

O protótipo de uma câmara de descontaminação portátil para desinfetar máscaras foi desenvolvido no Centro de Investigação da Academia Militar para permitir a descontaminação e reutilização de máscaras. Com a descontaminação a seco, a integridade da máscara é mantida, permitindo que sejam reutilizadas com total segurança. O desenvolvimento desta câmara pode assim contribuir para a redução da pegada ecológica na luta contra a pandemia do COVID-19.

Wilson Antunes é estudante de doutoramento no Microbial Development Lab, estando a trabalhar na investigação da estrutura e papel dos esporos do Clostridium difficile sob a orientação de Adriano Henriques e Mónica Serrano. Está também envolvido no projeto RACED (Risk Assessment for CB Exposure after Decontamination) da Agência Europeia de Defesa (AED) para perceber a eficácia das metodologias de descontaminação atualmente utilizadas pelas diferentes forças militares dos exércitos europeus.

As medalhas da Defesa Nacional distinguiram diferentes tipos de operações desenvolvidas pelos diversos ramos das Forças Armadas, desde a descontaminação ao transporte, alimentação, hospitais de campanha e iniciativas de consciencialização escolar.

Fonte: ITQB NOVA

Nas notícias