pixel Investigadores da FCT NOVA ajudam a desenvolver ventilador de código aberto | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadores da FCT NOVA ajudam a desenvolver ventilador de código aberto

Ideia que esteve na base deste desenvolvimento surge associada ao #ProjectOpenAir.

Ventilador Código Aberto

Uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (FCT NOVA), das áreas de Engenharia Mecânica e Industrial, Engenharia Biomédica, Física, e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, integram um grupo de voluntários portugueses que conseguiu desenvolver um ventilador de código aberto para cuidados intensivos, com um valor de produção muito inferior ao padrão.

Trata-se de um ventilador de código aberto, que pode ser produzido em qualquer geografia, com materiais comuns. Os detalhes do desenvolvimento e do equipamento foram sistematizados num artigo científico, que estará disponível brevemente para consulta.

A ideia que esteve na base deste desenvolvimento surge também associada ao #ProjectOpenAir, e materializou-se com o contributo de várias personalidades e entidades, que incluem, para a além da FCT NOVA, o LIP Coimbra, a Nova Medical School, o ICNAS, o Exército Português, a Harvard University e dois engenheiros portugueses que trabalham para equipas de Fórmula 1, a Redbull Racing e a Haas F1 Team.

Mais informação no site da FCT NOVA.

Nas notícias

Diário de Notícias – “From Portugal, with love”. Voluntários portugueses desenvolvem ventilador em nome da Humanidade
Exame Informática – Portugueses criam ventilador para situações de emergência. Hoje é um conceito, em breve pode salvar vidas
Atlas da Saúde – Voluntários portugueses desenvolvem ventilador de código aberto