O potencial impacto da inteligência artificial (IA) na inteligência natural e na própria humanidade tem sido alvo de um intenso debate a nível global, sendo que por cada ameaça levantada surge, frequentemente, uma oportunidade relacionada com o seu uso.
Na verdade, a IA comporta uma série de desafios para a sociedade e nela se incluem, naturalmente, as universidades, enquanto espaços privilegiados de criação e transmissão de conhecimento.
A IA é uma área de investigação que está em constante evolução e desenvolvimento, à qual já estão associados diversos benefícios para a sociedade, desde apoiar a medicina de precisão através de diagnósticos mais rigorosos e terapêuticas personalizadas, à melhoria da vigilância e prevenção da fraude cibernética, sem esquecer a assistência virtual personalizada a milhões de clientes em simultâneo ou a criação de novo conhecimento a partir da análise de grandes conjuntos de dados que levariam décadas a realizar em áreas como a astronomia, a genómica ou a bioinformática.
Existem, também, justificados receios em relação à proliferação de fake news, devido à capacidade da IA em gerar notícias falsas a partir do processamento rápido de dados provenientes de fontes não fidedignas e de manipular imagens e vídeos de forma convincente.
Porém, travar a IA não é opção, pelo contrário, ela pode ser uma ferramenta muito útil de apoio à inteligência natural se forem implementadas orientações, regulamentações e formações que garantam a sua utilização responsável e de acordo com princípios éticos e legais.
A procura de profissionais qualificados em IA está a crescer rapidamente, mas verifica-se ainda uma escassez de talento nesse campo, pelo que as universidades enfrentam já o desafio de formar especialistas em IA para atender às necessidades da sociedade. A NOVA está empenhada em fazer o seu contributo nessa área, oferecendo formação não só a nível dos fundamentos e aplicações da IA, mas também das suas implicações em termos éticos.
Fiel ao seu cariz inovador, a NOVA é já a primeira universidade portuguesa a disponibilizar, em contexto de sala de aula, na sua Information Management School, acesso a ferramentas de IA com o objetivo de promover a inovação pedagógica e integrar a IA generativa como instrumento de aprendizagem.
À semelhança dos grandes desafios da sociedade do século XXI, a IA é uma área altamente interdisciplinar, o que também representa para a NOVA novas oportunidades de colaboração entre os seus diferentes departamentos e faculdades.
Quanto às fake news, a NOVA pode reforçar a formação dos seus estudantes para o pensamento crítico e literacia digital, colaborar com a indústria para desenvolver algoritmos que identifiquem informações falsas e sensibilizar a sociedade para o combate a esse flagelo através de seminários e workshops.
Embora a IA seja inspirada na inteligência natural, podendo superar esta última em tarefas específicas, nomeadamente aquelas que envolvem processamento rápido de grandes volumes de dados e a realização de cálculos complexos, trata-se de uma criação humana, ou seja, decorre da inteligência natural, a qual possui capacidades como a criatividade, compreensão contextual, empatia e improvisação, que ainda são, todas elas, desafios para a IA.
Nesse sentido, a IA pode e deve ser encarada pela NOVA como uma ferramenta complementar à inteligência natural, com potencial de gerar grandes benefícios para a sociedade, desde que desenvolvida e utilizada com responsabilidade, de forma a atenuar os seus riscos, por um futuro mais sustentável e mais inteligente.