pixel Lógica do Reitor - A NOVA como agente de mudança para a Igualdade de Género | Universidade NOVA de Lisboa

Lógica do Reitor - A NOVA como agente de mudança para a Igualdade de Género

As universidades têm um papel fundamental na promoção de sociedades mais justas, igualitárias e inclusivas pois são espaços privilegiados de criação e disseminação de conhecimento e de valores cívicos, que decorrem não só do exercício da sua tripla missão de ensino, investigação e terceira missão, mas também do exemplo que dão a nível institucional através das políticas e boas práticas que implementam.

Elas podem e devem ser instituições promotoras da igualdade de género, diversidade e inclusão, não apenas no contexto do ensino superior, mas também para a sociedade em geral, pois quer o ensino quer a investigação constituem instrumentos fundamentais para o empoderamento e para a mudança social. Faz parte da sua missão: servir a sociedade através do conhecimento.

Na sua fundação, a NOVA assumiu para si o lema "Omnis Civitas Contra Se Divisa Non Stabit" – "toda a cidade dividida contra si mesma, não permanecerá”. Este lema constitui um apelo à unidade e, com igual força, à diversidade e à inclusão, pois a ‘cidade’ só é pensável como um espaço cosmopolita, um ecossistema, de grande diversidade de pessoas e de saberes.

Todas e todos merecem ter a oportunidade de alcançar as suas aspirações na vida e a NOVA deve garantir que ninguém com mérito e talento deixe de ter essa oportunidade, independentemente do género, condição económica, religião, etnia ou qualquer outro atributo.

Nesse sentido, a igualdade de género é, a par da inclusão, parte fundamental do compromisso da NOVA em contribuir para uma sociedade melhor e mais sustentável. Um compromisso que

renovamos neste ano, para nós tão importante, do nosso 50ª aniversário.

Em 2019, integrámos o consórcio europeu SPEAR, no âmbito de um projeto H2020 subordinado ao tema “igualdade de género”. O SPEAR tinha como primeiro objetivo promover alterações institucionais para aumentar a participação das mulheres na Investigação e na Inovação, e melhorar as suas perspetivas de carreira. Duas alterações institucionais merecem ser mencionadas já.

Fruto do trabalho desenvolvido com representantes de cada uma das nossas escolas, em 2021, foi aprovado por unanimidade em Colégio de Diretores o Plano de Igualdade de Género na NOVA e, com ele, um conjunto de medidas a alcançar até 2025.

Irá ocorrer no primeiro semestre deste ano criação da Gabinete de Igualdade de Género e Inclusão. Funcionará na Reitoria em articulação com as nossas Unidades Orgânicas, cabendo-lhe, entre outras responsabilidades, a monitorização do desempenho da NOVA em termos de igualdade de género em várias áreas; a promoção de iniciativas de formação e consciencialização em matéria de igualdade, diversidade e inclusão, dirigidas à Comunidade NOVA; e a recomendação de boas práticas aos órgãos de gestão e liderança.

O Projeto SPEAR chegou ao fim, mas não o nosso compromisso. Esse ainda agora começou e é para continuar. Conto com toda a NOVA para sermos bem-sucedidos nesta missão, com a consciência de que ainda há muito a fazer, mas com a forte convicção de que estamos no bom caminho.