pixel Mattia Belloti é o novo secretário-geral da EUTOPIA, a aliança de 10 universidades europeias de que a NOVA faz parte | Universidade NOVA de Lisboa

Mattia Belloti é o novo secretário-geral da EUTOPIA, a aliança de 10 universidades europeias de que a NOVA faz parte

Mattia Belloti terá a responsabilidade de promover uma cooperação mais estreita entre as 10 universidades europeias da aliança 

Secretário-geral a partir de 1 de Março de 2023, Mattia Belloi liderará esforços para promover uma cooperação e integração mais estreita entre as universidades parceiras e apoiar o seu trabalho conjunto em dez países. Bellotti traz uma riqueza de experiência e conhecimentos em assuntos europeus e espera-se que assegure que a EUTOPIA permanece na vanguarda da formação no futuro das universidades europeias, trabalhando em estreita colaboração com as dez universidades-membro, a Comissão Europeia e outras partes interessadas para abordar os desafios mais prementes que se avizinham.  

"Temos o prazer de dar as boas-vindas a Mattia Bellotti à EUTOPIA como nosso novo Secretária-Geral", disse Tiziana Lippiello, a presidente da aliança e Reitora da Universidade Ca' Foscari, em Veneza. "Com a sua experiência e profundo conhecimento do Espaço Europeu do Ensino Superior, estamos confiantes de que ele fornecerá a liderança e a visão necessárias para ajudar a EUTOPIA a atingir os seus objetivos".  

A nomeação de Bellotti vem reforçar a intenção da organização continuar a trabalhar no sentido de alcançar objetivos mais significativos, como a integração entre os seus parceiros durante a nova fase, definida pelo projeto EUTOPIA MORE (2022- 2026). No seu novo papel, Bellotti será essencial para impulsionar este esforço e confirmar que a EUTOPIA continua a ser uma voz influente para a Comissão Europeia e na cena mundial.

"Sinto-me honrado e satisfeito por integrar a EUTOPIA European University Alliance como seu novo Secretário-Geral". disse Bellotti. "Estou muito entusiasmado com a viagem que se avizinha, e estou ansioso por me ligar com o equipas que trabalham em cada universidade parceira. Nesta ambiciosa aliança, a colaboração será um foco chave em o nosso objetivo de moldar um futuro brilhante para a EUTOPIA".  

Com a nomeação de Bellotti, a Aliança Europeia EUTOPIA está bem posicionada para continuar os seus esforços no sentido de promover uma maior cooperação entre os seus membros e liderar a formação de um modelo original para a futura universidade europeia. 

Quem é Mattia Bellotii 

Trata-se de um entusiasta europeu e um profissional realizado com uma engenharia diversificada, investigação, e formação superior. É licenciado e mestre pelo Politécnico di Milano, Itália, e tem um doutoramento em Ciências da Engenharia pela KU Leuven, Bélgica.  

Bellotti iniciou a sua carreira como investigador na KU Leuven, onde realizou investigação de ponta na área da Engenharia de Fabrico como parte de dois projetos financiados pela UE. Mais tarde, juntou-se ao EIT Digital, uma das Comunidades de Conhecimento e Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Ali, Bellotti coordenou a Escola de Doutoramento Digital do IET e contribuiu para vários programas pan-europeus de ensino superior, incluindo a Escola de Mestrado Digital do IET e a Iniciativa IES:  

O trabalho de Bellotti no IET Digital incluiu também a coordenação das operações do IET Digital Entrepreneurial e a participação da Academia em programas relevantes de Educação e Inovação de a Comissão Europeia, tal como o Programa Europa Digital. Através destes, Bellotti ajudou a fomentar a inovação e o empreendedorismo em toda a Europa e desenvolver a capacidade do ensino superior instituições para enfrentar os desafios da era digital.  

Bellotti tem vivido em vários países europeus, incluindo Ostrava, na República Checa e Londres, no Reino Unido. Reside atualmente em Bruxelas, Bélgica.  

EUTOPIA: Quem somos 

A EUTOPIA European University reúne dez universidades europeias com o objetivo de se tornarem, em 2030, uma operação aberta, multicultural e confederada de campi interligados. A EUTOPIA está entre os 20 projetos duplamente financiados pela Comissão Europeia (2019 & 2022) para criar um nível mais profundo de cooperação entre universidades.  

EUTOPIA significa: A liberdade académica em busca da verdade; a excelência como objetivo do nosso ensino, modelos de investigação e inovação; atitudes sustentáveis, responsáveis e éticas em relação ao planeta; Cooperação e abertura.  

Ao todo, a EUTOPIA inclui 300 000 estudantes, 45 500 funcionários, 23 700 académicos, 874 unidades de investigação e 139 faculdades. em dez países europeus.  

 

10 universidades europeias 

▪ Babeș-Bolyai University, Cluj-Napoca,  

Roménia  

▪ Vrije Universiteit Brussel, Bélgica  

▪ Universidade de Ca'Foscari de Veneza, Itália  

▪ CY Cergy Paris Université, França  

▪ Technische Universität Dresden, Alemanha  

▪ Universidade de Gotemburgo, Suécia  

▪ Universidade de Ljubljana, Eslovénia  

▪ Universidade NOVA Lisboa, Portugal  

▪ Universidade Pompeu Fabra-Barcelona, Espanha  

▪ The University of Warwick, Reino Unido  

 

 4 parceiros globais 

▪ Universidade de Monash, Austrália  

- Universidade Internacional de Rabat, Marrocos  

- Universidade de Stellenbosch, África do Sul  

- Universidade Nacional de Kyungpook, Coreia do Sul