pixel Nasceu hoje a Fundação Universidade Nova de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

Nasceu hoje a Fundação Universidade Nova de Lisboa

Foi hoje publicado em Diário da República o decreto-lei que institui a Universidade Nova de Lisboa como fundação pública com regime de direito privado.

Estas fundações públicas, entre outros aspetos, caracterizam-se por terem um quadro alargado de autonomia institucional, nomeadamente no que respeita à sua gestão financeira, patrimonial, administrativa, pedagógica e científica.

Tem agora início o processo de transição para o modelo fundacional que terminará com a nomeação dos curadores pelo Governo, sob proposta da instituição. No caso da NOVA, a proposta das personalidades a nomear para o Conselho de Curadores será da responsabilidade do Conselho Geral, depois de ouvido o Colégio de Diretores, e a partir de perfis definidos nos Estatutos da fundação o que sucede pela primeira vez nas universidades fundacionais portuguesas.

A Universidade Nova de Lisboa pretende contribuir para o crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade. Nas palavras do Reitor, Professor Doutor António Rendas - “Hoje damos mais um passo na construção do futuro da nossa universidade que será mais ágil e dinâmica na resposta aos desafios cada vez maiores que a academia enfrenta no seu papel de criação de conhecimento, produção de ciência e na ligação ao meio social e empresarial.”