pixel "A nossa ambição é estar entre os pioneiros no compromisso com os ODS". NOVA faz as honras da casa na abertura da conferência “Paving The Way to the Pact of the Future”  | Universidade NOVA de Lisboa

"A nossa ambição é estar entre os pioneiros no compromisso com os ODS". NOVA faz as honras da casa na abertura da conferência “Paving The Way to the Pact of the Future” 

Relatório do Desenvolvimento Sustentável 2024 das Nações Unidas é apresentado esta segunda-feira em Lisboa, durante o encontro da SDSN Portugal, rede a que a Universidade NOVA de Lisboa preside. 

“As universidades, como fontes de criação e disseminação de conhecimento, são parceiros essenciais para os governos, o sector privado e as comunidades em geral na abordagem das muitas faces dos desafios da sustentabilidade. (...) A Universidade NOVA está fortemente comprometida com a Agenda 2030 da ONU e com a missão da Europa de se tornar Verde, Socialmente Aberta e Justa. A nossa ambição é ser uma universidade líder em investigação interdisciplinar com elevado impacto social e estar entre os pioneiros no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo Verde”, sublinhou o Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, no início da conferência Paving The Way to the Pact of the Future, que junta, no Centro Ismaili, em Lisboa, uma série de prestigiados oradores nacionais e internacionais, e que terá como momento alto a apresentação pública o Relatório do Desenvolvimento Sustentável 2024, elaborado pela UN SDSN.  

Além disso, acrescentou, “estamos totalmente empenhados em tomar ações concretas para que esta Rede seja importante em Portugal e não só. Esta Conferência já é um primeiro exemplo. Temos mais de 600 participantes de mais de 70 países. Portanto, acredito que estes dois dias são uma excelente oportunidade para partilhar conhecimento e promover parcerias globais plenas, para melhorar a nossa missão comum. Ao assumir firmemente este compromisso, a NOVA torna o seu lema mais vivo do que nunca: ser uma universidade cívica e global.” 

Estruturada para contribuir significativamente para a Cimeira do Futuro, agendada para NOVA Iorque, nos dias 22 e 23 de setembro de 2024, a conferência Paving The Way to the Pact of the Future – que pode acompanhar aqui – é organizada pela SDSN (sigla para Sustainable Development Solutions Network), rede a que a NOVA preside, e decorre até ao fim do dia desta terça-feira, 18, com um programa imperdível que pode consultar aqui.