pixel NOVA assinala Dia Mundial da Pessoa Refugiada: confira aqui os eventos a não perder | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA assinala Dia Mundial da Pessoa Refugiada: confira aqui os eventos a não perder

Comemorado a 20 de junho, foi designado pelas Nações Unidas para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo.  

O Dia Mundial da Pessoa Refugiada celebra a força e a coragem de pessoas que foram obrigadas a fugir do seu país de origem para escapar a conflitos ou perseguições. De acordo com as Nações Unidas este dia “chama a atenção para os direitos, as necessidades e os sonhos das pessoas refugiadas, ajudando a mobilizar a vontade política e os recursos para que quem se encontra nessa situação possa não só sobreviver como também prosperar”. 

Em 2024, esta celebração centra-se no lema “Solidariedade com as pessoas refugiadas - por um mundo onde os refugiados sejam bem-vindos”. Neste âmbito, solidariedade significa manter portas abertas e promover a reflexão sobre as conquistas das pessoas refugiadas face aos desafios que enfrentam. 

"No Dia Mundial da Pessoa Refugiada, queremos reafirmar o nosso compromisso com a inclusão, a diversidade e o apoio às populações refugiadas. A Universidade NOVA de Lisboa é e será sempre um espaço seguro de acolhimento e de oportunidades, onde cada pessoa, independentemente da sua origem e circunstâncias, poderá encontrar um lugar para crescer e concretizar as suas aspirações pessoais, académicas e profissionais", afirma João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa. 

No dia 21 de junho terá oportunidade de assistir a dois eventos que promovem o debate sobre o Novo Pacto da UE em matéria de Migração e Asilo adotado em 2024 pelo Conselho da União Europeia: De manhã, o NOVA Refugee and Migration Clinic organiza na NOVA School of Law, Campus de Campolide, a mesa redonda “O Novo Pacto em matéria de Migração e Asilo: desafios e oportunidades”. Programa e formulário de inscrição aqui.

De tarde, o NOVA Asylum Policy Lab organiza na NOVA-FCSH, Campus da Av. de Berna, a conferência “Reflexões sobre o Novo Pacto da UE em matéria de Migração e Asilo” que conta com a participação do Senhor Secretário de Estado Adjunto da Presidência do XXIV Governo Constitucional, Rui Armindo Freitas, assim como de representantes da Organização Internacional para as Migrações, do Alto Comissariado da Nações Unidas para os Refugiados, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, Organizações da Sociedade Civil, investigadoras/es e jornalistas. Programa e formulário de inscrição aqui. 

A Universidade NOVA de Lisboa desenvolve em permanência através dos centros de conhecimento especializados no direito de migração e de asilo, NOVA Asylum Policy Lab na NOVA FCSH e  NOVA Refugee and Migration Clinic na NOVA School of Law, a investigação neste âmbito, monitoriza respostas legais e apresenta recomendações para promover os direitos de requerentes e beneficiários de proteção internacional em Portugal. Destaca-se ainda algumas medidas extraordinárias desenvolvidas para apoiar estudantes em situação de emergência humanitária, como a criação da página NOVA FOR UKRAINE ou o apoio às estudantes afegãs impedidas de aceder ao ensino superior no seu país.