pixel NOVA atribuiu Doutoramento Honoris Causa a Sua Alteza Real o Grão-duque Henri do Luxemburgo | Universidade NOVA de Lisboa

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título Doutor Honoris Causa a Sua Alteza Real o Grão-duque Henri do Luxemburgo numa cerimónia que teve lugar no dia 12 de maio na Reitoria e foi presidida pelo Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

O Vice-Reitor da NOVA, Prof. Doutor João Amaro de Matos, foi o padrinho do laureado, solicitando a atribuição do título Doutor Honoris Causa em reconhecimento da promoção das relações bilaterais entre Portugal e o Luxemburgo e o apoio à comunidade portuguesa no Luxemburgo.

A oração laudatória esteve a cargo da Subdiretora da NOVA FCSH, Prof.ª Doutora Ana Santos Pinto que salientou o admirável e inspirador papel de liderança e promoção da inclusão que o Grão-duque tem exercido no seu país referindo que “esta capacidade de acolhimento é o valor maior das sociedades verdadeiramente liberais: o respeito pela diversidade e pelo valor de cada indivíduo, promovendo a tolerância e garantindo os direitos e liberdades, públicos e individuais”.

No seu discurso, Sua Alteza Real o Grão-duque Henri do Luxemburgo, referiu a multiculturalidade da sociedade do Luxemburgo, que integra uma grande comunidade portuguesa, referindo que “Todos estes habitantes, vindos de todo o mundo, constituem uma extraordinária riqueza social e cultural”, e alertando que “esta "convivência" nunca deve ser tomada como certa; é um processo contínuo, um compromisso coletivo permanente, baseado no diálogo.” Para concluir destacou que “Saber comunicar em várias línguas e ser capaz de navegar nos códigos sociais de outras sociedades é uma enorme vantagem, é a chave para um mundo mais tolerante e pacífico” deixando o convite aos estudantes para se mobilizarem para a construção de um mundo mais justo, unido e sustentável.

O Reitor da NOVA, Prof. Doutor João Sàágua, enalteceu “o papel notável que o Grão-duque Henri conseguiu desempenhar à frente do Grão-Ducado do Luxemburgo, assegurando uma harmonia social e um dinamismo político que foram vitais para o seu desenvolvimento nacional e para a sua influência internacional.”