pixel NOVA atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Eng.º Carlos Moedas | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Eng.º Carlos Moedas

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Eng.º Carlos Moedas numa cerimónia que teve lugar na Reitoria no dia 1 de fevereiro de 2022.

A Vice-Reitora da NOVA, Professora Elvira Fortunato, foi a madrinha do laureado, solicitando a atribuição do título de Doutor Honoris Causa como reconhecimento pela excelência do seu trabalho, percurso profissional brilhante e pelo seu valioso contributo para o avanço da ciência e tecnologia na Europa e na ligação do conhecimento à sociedade.

No seu discurso, o Eng.º Carlos Moedas referiu o orgulho por este reconhecimento pelo seu trabalho, enquanto Comissário Europeu, na investigação, ciência e inovação e referiu “aceito esta honra em meu nome, mas principalmente em nome desse valor supremo da curiosidade e dos cientistas que a seguem todos os dias” acrescentando que “ao olhar para trás o que de melhor fiz enquanto comissário aconteceu quando dei voz a essa curiosidade que transforma vidas”.

A cerimónia foi presidida pelo Reitor, Professor João Sàágua, que definiu o Eng.º Carlos Moedas como "um Iluminista do séc. XXI, detentor das virtudes que a Universidade NOVA honra, comunga e pratica, pondo o conhecimento ao serviço do desenvolvimento humano e do progresso social".