pixel NOVA contra a violência e a guerra | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA contra a violência e a guerra

No dia em que a Fundação Nobel distinguiu Ales Bialiatski, da Bielorrússia, e as organizações de defesa dos direitos humanos Memorial, da Rússia, e Centro de Liberdades Civis, da Ucrânia, vale a pena recordar que, desde o início da guerra na Ucrânia, a NOVA continua a apoiar o povo ucraniano e os seus estudantes interessados em prosseguir os seus estudos: neste momento, há 14 inscritos nas nossas escolas com estatuto de estudante em emergência por razões humanitárias e mais de 600 manifestaram o seu interesse em inscrever-se.   

 

NOVA contra a violência e a guerra na Ucrânia

Declaração oficial da NOVA em 26 de Fevereiro

Enquanto as forças armadas russas estão a ser destacadas para levar a cabo actos de agressão na Ucrânia, a Universidade NOVA deseja expressar a sua condenação da violência e da guerra.

Estamos empenhados nas regras e princípios estabelecidos na Carta das Nações Unidas, que proíbem o uso da força e privilegiam a resolução pacífica de disputas entre Estados.

Somos solidários com as pessoas afectadas pela guerra Russo-Ucraniana, cujas vidas e direitos humanos estão em jogo. Os nossos pensamentos vão também para os nossos colegas e estudantes ucranianos e russos.

Por favor, consulte o site NOVA for Ukraine e a sua página exclusiva para estudantes

 


Declarações comuns emitidas por parceiros e alianças

A NOVA, juntamente com os membros da EUTOPIA University Alliance, emitiu uma declaração comum sobre a situação na Ucrânia que pode ser lida aqui

A NOVA como membro individual da EUA e o CRUP (membro colectivo de pleno direito da EUA) subscrevem a declaração dos EUA sobre a Ucrânia.