pixel NOVA dedica semestre à inovação pedagógica  | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA dedica semestre à inovação pedagógica 

O plano visa reconhecer as boas-práticas da Universidade e desenvolver uma estratégia para o Ensino para os próximos três anos, a ser apresentada publicamente, em dezembro, na NOVA Cairo 

A NOVA está a dedicar este primeiro semestre pós-pandemia à inovação pedagógica e tem uma agenda recheada de encontros que visam, até ao final do ano, delinear a estratégia da Universidade até 2025. 

O projeto foi lançado no início do verão, num webinar conduzido por Terry Maguire, diretora do National Forum for the Enhancement of Teaching and Learning in Higher Education, na Irlanda, e por João Amaro de Matos, vice-reitor para o Ensino e Internacionalização da NOVA. 

"No lançamento deste ano letivo apresenta-se esta oportunidade única de, no contexto pós COVID, fazer um balanço dos avanços que conseguimos em termos de inovação pedagógica, e posicionar a nossa Universidade de maneira competitiva no que será o futuro do ensino universitário em Portugal e na Europa", sublinha aquele vice-reitor da NOVA. 

As escolas e institutos da NOVA foram então convidados a produzir vídeos demonstrativos das suas boas-práticas, nos quais se espera que revelem como responderam aos desafios dos últimos anos letivos, profundamente marcados pela Covid-19.   

Será ainda debatida a forma de integrar a sustentabilidade nos programas académicos – sessão igualmente incluída no programa da Semana da Sustentabilidade, a decorrer esta terça-feira, 13 de setembro; e atribuído o Prémio de Inovação Pedagógica, inspirado na missão de promover um ensino de qualidade e publicamente anunciado no Dia da NOVA. 

Até ao final do ano, a agenda contempla também workshops com alunos e professores, a decorrer em setembro; a criação de task-forces, em meados de outubro, de forma a identificar as melhores práticas e a encontrar consensos; e ainda a conferência do projeto DocEnhance, dedicada ao melhoramento das competências e integração nos programas de doutoramento existentes.    

Será da síntese de todos estes momentos que resultará a estratégia pedagógica da NOVA, documento a ser apresentado em dezembro durante a conferência anual da QS – Reimagine Education. A decorrer pela primeira vez fora de Londres, o evento tem como anfitriã a NOVA Cairo, o primeiro campus português além-fronteiras.   

Datas importantes  

Sessão de Ensino no dia da sustentabilidade - 13 setembro 

Focus Group Docentes/Focus Group Alunos - 26 setembro 

Workshop Inovação Pedagógica - 28 setembro 

Prémio de Inovação Pedagógica - dia da NOVA 

Task Forces por área de Conhecimento - outubro 

Redação da Estratégia de Inovação Pedagógica - novembro 

Evento QS Reimagine Awards and Conference – 6-7 dezembro 

DocEnhance – 13 dezembro