pixel NOVA destaca o contributo de João Salgueiro à sociedade portuguesa | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA destaca o contributo de João Salgueiro à sociedade portuguesa

O reputado economista foi professor na Nova SBE e homenageado com o doutoramento Honoris Causa pela NOVA em 2017.

Foi com enorme pesar e consternação que a Universidade NOVA de Lisboa recebeu a notícia da morte do economista João Salgueiro.

"A Universidade NOVA de Lisboa agradece o contributo do Dr. João Salgueiro à sociedade portuguesa, quer pelo exercício das mais relevantes funções públicas, quer pelo seu conhecimento profundo do setor bancário e da vida económica do País, e ainda pelo exemplo de cidadania", sublinha o Reitor da NOVA, João Sàágua, que endereça à família e amigos as mais sentidas condolências.

João Salgueiro foi um reconhecido economista e político. Nomeado, em 1974, vice-governador do Banco de Portugal, exerceu funções enquanto Ministro de Estado e das Finanças entre 1981 e 1983 e enquanto administrador-geral da CGD, entre 1996 e 1999. Foi membro do Conselho Económico e Social, Vice-Presidente do Conselho da Federação Bancária Europeia, Presidente do Conselho Geral da Eurodefense-Portugal e Professor na Nova School of Business and Economics. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo em 2010 e com o doutoramento Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa, em 2017.