pixel NOVA é a "Universidade Empreendedora do Ano" | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA é a "Universidade Empreendedora do Ano"

É a primeira vez, na Europa, que se distingue uma instituição de ensino superior pelo seu papel na criação de valor na sociedade, através da inovação  

Os números falam por si: Através dos seus estudantes, alumni e investigadores, a NOVA criou mais de 100 startups. Todos os anos mais de 2500 dos nossos estudantes participam em atividades relacionadas com o empreendedorismo e, até agora, existem 19 spin-offs reconhecidos pela NOVA, responsáveis pela criação de mais de 165 postos de trabalho. Mais: um unicórnio - Outsystems - avaliado em cerca de 9,5 mil milhões de euros.    

Este é, então, o notável ecossistema de inovação da NOVA, agora distinguida como uma instituição de ensino superior com um papel importante na criação de valor na sociedade, na primeira edição dos Triple E Awards na Europa.    

Concedido pela Accreditation for Entrepreneurial and Engaged Universities (ACEEU), numa cerimónia que teve lugar em Florença, Itália, no dia 28 de Junho, o prémio representa o reconhecimento global dos esforços na busca do empreendedorismo e do envolvimento no ensino superior. É também o primeiro prémio a concentrar-se especificamente em diferentes dimensões da missão das universidades - o que significa que estes prémios visam promover a mudança e enfatizar o seu papel na comunidade.   

Nas palavras de Isabel Rocha, vice-reitora para as áreas de Investigação, Inovação e Criação de Valor, "a distinção é o resultado de um esforço contínuo para ter na NOVA um ecossistema de apoio ao empreendedorismo" - especificando, também, que o ecossistema empresarial criado dentro da instituição inclui vários programas de formação empresarial para estudantes, investigadores e docentes, programas multidisciplinares "práticos" de criação de valor, gabinetes de apoio à criação de valor e programas de incubação.  "Agora, mais de 50% dos estudantes de mestrado da NOVA estão expostos à formação em empreendedorismo", sublinha Isabel Rocha, "mas o nosso objetivo é atingir 100% nos próximos anos".