pixel NOVA ImpACT! Challenges: mecanismo para ajudar pacientes com doenças respiratórias a usar o inalador é o grande vencedor | Universidade NOVA de Lisboa

Projeto recebeu um prémio de 2000 euros para ajudar na implementação da ideia.

O projeto Smart Inhaler - Easy Breathie é o grande vencedor dos NOVA ImpACT! Challenges, iniciativa da NOVA de apoio a soluções e ideias que respondam aos desafios impostos pelo “novo normal” durante e após a pandemia de COVID-19.

O Smart Inhaler - Easy Breathie tem como objetivo resolver o problema de pacientes com doenças respiratórias que não sabem usar o inalador adequadamente através de um dispositivo adaptável que avalia a eficácia do medicamento, controla a qualidade do ar e disponibiliza alarmes para evitar o esquecimento. O grupo vencedor é constituído por Inês Sampaio, Diana Gonçalves, Elsa Inocêncio e Ana Rita Constante, da Escola Nacional de Saúde Pública, e Filipa Rebelo da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Ao vencerem esta iniciativa, receberam um prémio de 2000 euros para ajudar na implementação do projeto.

Para as vencedoras, «o reconhecimento da Easy Breathie como a ideia mais inovadora e com maior impacto na área da saúde, no meio das várias ideias excelentes que foram submetidas no concurso, representa um certificado de viabilidade e propósito. Idealizar um projeto que realmente se comprometa a preencher uma lacuna existente, contribua para a melhoria na qualidade de vida de uma grande percentagem da população e, ainda assim, constitua um negócio viável, é muito díficil. O reconhecimento do nosso projeto, por parte da Universidade NOVA, acaba por nos dar a validação e a segurança de que estamos no caminho certo e de que podemos realmente fazer a diferença».

O júri, composto por um painel de experts, justificou a escolha do vencedor pelas características mais fortes do projeto, a experiência na área do grupo, a dimensão do mercado e o impacto social da solução.

O projeto vencedor foi escolhido entre os 10 selecionados para o NOVA ImpACT! Challenges que, durante três semanas, proporcionou aos participantes uma experiência com workshops, mentoria especializada e recursos da Universidade para desenvolverem uma prova de conceito/protótipo.

As responsáveis pelo projetos avançaram ainda que, apesar de o protótipo da Easy Breathie já estar bastante sólido e uma ideia consolidada, os próximos passos incluem «otimizar o produto de forma a torná-lo funcional e aplicável para o maior número de casos possíveis e testar, testar e testar. E, claro, pretendemos reunir mais investimento e apresentarmos a ideia junto dos nossos potenciais stakehodlers».